quarta-feira, janeiro 13, 2016

A carta de despedida de Julen Lopetegui

O agora ex-treinador do FCPorto publicou no seu site oficial uma carta aberta de despedida, aparentemente sentida, na qual faz alguns desabafos mostrando o seu ponto de vista sobre os factos que levaram à sua saída do clube.

O primeiro sentimento que exprime é o da gratidão para com o F.C.Porto, especialmente o presidente, pela oportunidade que lhe foi dada de trabalhar ao mais alto nível:

Para começar, obrigado ao FC Porto e em especial ao seu presidente por me ter dado a oportunidade, e a toda a minha equipa técnica, de viver uma experiência maravilhosa e exigente ao mais alto nível 

Por outro lado, confirma-se que, ao contrário dos dirigentes do F.C.Porto, Lopetegui acreditava que tinha todas as condições para continuar nas suas funções, mostrando uma confiança cega (quiçá obstinada) nas suas capacidades e na obtenção de títulos:

Ainda estávamos a tempo e com possibilidade de atingir todos os objetivos a que nos tínhamos proposto; confiávamos totalmente nisso, estávamos convencidos de poder alcançá-los e entristece-nos este afastamento a meio do caminho.

Outro dado que se retira da carta é a insatisfação do técnico perante a saída de vários jogadores titulares na última época (Danilo, Alex Sandro, Casemiro, Oliver, Jackson Martinez,...) o que o levou a ter de reconstruir a equipa, processo que leva sempre algum tempo:

Para um treinador, não é fácil aceitar que muitos dos jogadores mais utilizados saiam no final da época, mas isso significa que renderam a grande nível e acima de quaisquer egoísmos sempre se manteve a ideia de buscar o melhor para a gestão do FC Porto 


Como já referimos em artigo anterior (ver aqui) Lopetegui desde cedo foi alvo de ataques vindos dos mais variados sectores em que tudo era usado contra ele, raramente tendo a estrutura directiva do FCPorto vindo a terreiro defender o seu treinador. Foi também Lopetegui a única voz contra as situações mais duvidosas que marcaram o último campeonato (o Campeonato do Colinho). Por tudo isto e por ter sido sempre um homem frontal e sério, o basco merece o nosso respeito.

Obviamente cometeu quanto a nós vários erros que desgastaram a sua relação com os adeptos (demasiado exigentes e pouco solidários) e até com os jogadores que já não reconheceriam no seu treinador o espírito de liderança necessário para alcançar o sucesso.

Lopetegui despede-se hoje dos adeptos, jogadores e estrutura do FCPorto, com gratidão mas também com alguma mágoa. Da nossa parte exige-se também uma palavra de apreço e gratidão para com ele, por ter sido sempre indefectível na defesa do nosso clube e por, apesar dos erros, ter trabalhado incansavelmente para ultrapassar os obstáculos que encontrou.

Tal como ele diz e muito bem, a relação não terminou da melhor forma mas não é por isso que deixam de ficar as recordações de várias noites memoráveis.

Obrigado e boa sorte Julen!



Sem comentários: