quarta-feira, março 31, 2010

Audiências:
Pinto da Costa cilindrou Luís Filipe Vieira


Já são conhecidos os números das audiências das entrevistas simultâneas de ontem a Pinto da Costa e a Luís Filipe Vieira que, descobriu-se ontem, não é cego nem analfabeto.

Assim, a entrevista de Pinto da Costa obteve uma média de 1.207.000 espectadores, com uma audiência de 33%, contra os 743.000 de Luís Filipe Vieira, com uma audiência de 19%.

Pelos números e sabendo da proporção de adeptos que da Luz gostam de apregoar (há mais benfiquistas em Portugal que habitantes), facilmente se conclui que os adeptos encarnados preferiram seguir a entrevista de Pinto da Costa em detrimento da entrevista ao seu próprio presidente.



terça-feira, março 30, 2010

Entrevista de Judite de Sousa a Pinto da Costa: Presidente do FCPorto recandidata-se


Pinto da Costa anunciou esta noite que se vai recandidatar à presidência do FCPorto. Esta foi aliás a grande revelação da noite sobre o clube azul e branco, dentro do que permitiu a entrevistadora que, quiçá por hábitos caseiros ou procurando lançar alguma gasolina na fogueira, centrou a entrevista ao presidente do FCPorto... no Benfica!

Pelo meio, Pinto da Costa admitiu que o Benfica vai inevitavelmente ser campeão, vencendo este "o campeonato dos túneis" mas ressalvando que se não fosse o castigo a Hulk, provavelmente as coisas seriam diferentes. Perante a insistência frenética de Judite de Sousa sobre se um jogador é assim tão decisivo numa equipa e se os outros não se sentirão menosprezados, Pinto da Costa esteve bem, referindo os exemplos de Barcelona e Real Madrid, equipas recheadas de estrelas e campeões do Mundo, mas que sem Messi e Ronaldo são completamente diferentes.

Habilmente, Pinto da Costa foi-se furtando a fazer declarações que pudessem ser alvo da forma particular de fazer justiça do CD da Liga, usando e abusando de citações, documentos e recortes de imprensa para fundamentar a sua argumentação. Veremos, ainda assim, se no seu último estertor, o "Baltasar Garzón" português não tentará ainda uma última gracinha.

O momento alto foi, como já referi, o anúncio em primeira mão da recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FCPorto. Segundo palavras do próprio "vou voltar a recandidatar-me porque quero mostrar que, mesmo sem ninguém na Liga, vou voltar a ganhar não só cá como lá fora e quero fazer um grande museu que quero que seja o museu mais visitado da cidade do Porto."

Pelo meio uma única gaffe, referindo Falcao como internacional "paraguaio".

Contudo, o episódio mais caricato da entrevista veio da própria entrevistadora. Em resposta a uma pergunta colocada por Judite de Sousa sobre... Vieira, Pinto da Costa respondeu que a uma das grandes diferença de Vieira em relação a anos anteriores era o facto de já não usar vernáculo quando falava nas casas do Benfica pelo facto de ler. Mais uma vez em frenesim, Judite "atirou-se" a Pinto da Costa pretendendo saber o que queria dizer com aquilo o Presidente do FCPorto. Perante as evasivas de Pinto da Costa, Judite atirou a pérola: "Se agora lê ou é analfabeto ou é cego. Em que ficamos?" Tranquilamente Pinto da Costa respondeu que, se Vieira era capaz de ler, então havia duas coisas que ele obviamente não era: cego e analfabeto. Um mimo!

Foi pois uma entrevista que valeu pelo anúncio da recandidatura mas que, no restante pouco produziu. Pudesse Pinto da Costa falar livremente e outro artigo completamente diferente aqui estaria...



Foto: CLPM

Liga Zé do Boné / Betadin - Jornada 9 - As coisas começam a aquecer!

Inicia-se hoje a jornada 9 da emocionante Liga Zé do Boné / Betadin.

Não se esqueçam que têm até às 19h30 para efectuarem as vossas transferências num máximo de 6 sem penalização. Boa sorte a todos!


Sponsors oficiais da Liga:



Prémios:

1º lugar - Caixa de 6 garrafas de vinho Fundanus, oferta da ACF - CRL
2º lugar - Caixa de 6 garrafas de vinho Alpedrinha, oferta da ACF - CRL
3º lugar - 1 Garrafa de licor de cereja, oferta d'As Tílias
Recorde de pontuação - 1 Garrafa de licor de cereja, oferta d'As Tílias

segunda-feira, março 29, 2010

Passatempo: Qual é a fractura, qual é ela?

A imagem abaixo mostra:

a) um grego com mau feitio a ir às canelas de um brasileiro talentoso

b) um português com mau feitio a ir às canelas de um brasileiro talentoso

c) uma simples coincidência entre duas situações que envolvem jogadores com mau feitio a ir às canelas de brasileiros talentosos

Fico à espera dos vossos palpites.

Modalidades: Resumo do Fim-de-Semana

Andebol: Belenenses 29 x 23 FCPorto
Falsa partida

Começou mal a fase final do campeonato nacional de Andebol. Na deslocação ao Restelo, o FCPorto não conseguiu mostrar as suas credenciais e foi batido pelo Belenenses por 29 x 23, fruto da soberba exibição do guarda-redes da casa.

O FCPorto continua na frente mas agora com o Madeira SAD, que no Sábado venceu na Luz, a apenas 2 pontos. Na próxima jornada o FCPorto desloca-se precisamente à Madeira para um jogo onde estará em discussão o 1º lugar. Haja chama!


Hóquei em Patins: Valdagno 5 x 3 FCPorto
Octocampeão nacional falha o acesso directo à próxima fase da Liga Europeia

O FCPorto não conseguiu vingar a derrota caseira da primeira volta com o Valdagno de Itália e viu-se assim relegado para a 2ª posição do grupo D. O FCPorto até entrou bem no jogo, adiantando-se por intermédio de Reinaldo Ventura mas depois não conseguiu suster o ímpeto da equipa da casa. Pedro Gil e André Azevedo também marcaram pelos dragões.

Haverá agora necessidade de disputar um playoff com o Follonica, também de Itália, 2º classificado do grupo A, numa eliminatória que dará acesso à Final 6 da Liga Europeia.

Entretanto, para a Taça de Portugal, o sorteio ditou que o FCPorto irá defrontar fora o Nortecoope a 17 de Abril.


Basquetebol: FCPorto 78 x 69 Benfica e Ginásio 78 x 87 FCPorto
Grande fim-de-semana para o basquetebol azul e branco

Duas grandes vitórias de uma só assentada! O FCPorto recebeu e venceu no Sábado o Benfica por confortáveis 78 x 69, impondo assim a primeira derrota no campeonato à equipa lisboeta, isto depois de já ter vencido também na Taça da Liga.

Já ontem, o FCPorto voltou a conquistar a vitória em casa do Ginásio por 87 x 78, parecendo assim querer retomar o caminho da regularidade.

O FCPorto continua em 3º lugar com 32 pontos em 19 jogos, estando a 1 ponto da Ovarense, 2ª classificado, e a 3 do Benfica, 1º classificado mas com um jogo a menos.

domingo, março 28, 2010

MVP 3 meses e 8 dias depois


3 meses depois, Hulk foi titular e carimbou a sua exibição com 2 assistências e 1 golo, ajudando -e de que maneira!- a derrotar o Belenenses no Restelo. Um tiro na argumentação daqueles que diziam que o FCPorto estava melhor sem o brasileiro.

quinta-feira, março 25, 2010

Estoril Gate = Túnel Gate??? // Rio Ave-1-FCPORTO-3

Apenas umas ideias soltas sobre a decisão relativa ao Hulk e Sapunaru... e sobre a Taça de Portugal e a vitória do FCPORTO.

O que é que o Estoril Gate tem a ver com o Túnel Gate???

Vocês acham mesmo que o Pavão Vermelho se vai demitir???
Um gajo que não tem caracter nenhum, e só uns bons tabefes o colocavam no lugar dele... por mim, é só dizerem-me onde o gajo mora...

O Herminio foi ao algarve entregar a Taça dele ao Benfica, (que sem esta pseudo-taça tinha os mesmos titulos que o FCPORTO) e depois de ter feito o trabalho sujo á frente da Liga a soldo dos vermelhos, e com tudo feito demite-se depois de perceber que o Concelho de Justiça da Federação lhes cortou as pernas...

E quanto a esta decisão ter sido tomada só agora, se toda a gente (Juristas imparciais) já tinham dado a sua sentença á decisão estúpida do Pavão, o que o concelho de Justiça fez foi retardar ao máximo (pelo que sei foi no ultimo dia possivel para sair esta decisão), repito, retardar ao máximo esta decisão..., de preferência para depois da final da Taça da Liga...
...Relativamente aos atletas do FCPORTO, pois a decisão só podia ser esta, para quem estivesse de boa fé!!!

...Mas, não é que vem aí um Benfica-Braga e Vandinho vai mesmo continuar suspenso, porque será???
...Neste caso, o concelho de Justiça continuou o trabalho já começado pelo Pavão Vermelho, e a soldo de quem???
Os vermelhos têm de ser campeões a todo o custo...onde vale tudo...

...E isso leva-me á seguinte questão, será que se o FCPORTO ainda estivesse a apenas 1 ou 2 pontos do Benfica, será que os jogadores não tinham mesmo que cumprir os castigos até ao fim???
Este Campeonato faz-me lembrar o ano do Estoril Gate, só que este ano é o Túnel Gate, e em ambos, o final foi o mesmo...
Os vermelhos levados ao colo para os dois titulos tão falsos como Judas...
Tal e qual como os titulos da Taça da Liga, onde tanto o ano passado como este ano lhes foi dado por decreto...
...Eram só menos 4 titulos dos vermelhos...

Tristeza de futebol Português, onde como diz o LFV, o traficante dos Pneus, é mais importante é ter alguém á frente da Liga para lhes puxar os cordelinhos...


E no plano desportivo, será que com mais 2 opções válidas, o FCPORTO não estaria melhor colocado, pois se verificarmos bem, o FCP o ano passado fora de casa estava muito forte, e este ano sem as explosões do Hulk na frente, é mais dificil vencer fora...

E se em Janeiro e Fevereiro, com algumas lesões estranhas e pouco comuns no FCP, a equipa ainda se aguentou, já em Março, todo esse esforço foi por água abaixo, e as lesões e castigos pagaram factura, até se chegar a este jogo de Vila do Conde e de 4 extremos no inicio não ter nenhum para jogar...
Estas considerações sobre o FCPORTO no campo não desmentem que Jesualdo Ferreira é um treinador limitado, que mesmo com os melhores jogadores de outras épocas não conseguia disfarçar, mas isso são contas de outro rosário...
Na taça, parece-me que estamos com um pé e meio na final, faltando apenas que o FCP jogue da mesma forma que o fez neste jogo para lá chegarmos e vencermos esta Taça...
Gostei de ver a atitude e o empenho dos jogadores, talvez por saberem e verem provada que a razão estava do lado deles relativamente aos colegas, ás vezes o aspecto psicologico tem muita importância.
Mas Jesualdo voltou a jogar em 4-3-3, com Bellushi na direita e R.Micael na esquerda, como falsos alas, parecendo mais um esquema de 4-1-4-1, que talvez o Rio Ave tenha estranhado, o certo é que o 4-4-2 possivel não existe para Jesualdo, e insiste na táctica dele...
Bons golos, mas ainda 2 ou 3 lances onde as jogadas e respectivas finalizações tem de melhorar....
Força Porto!!!

quarta-feira, março 24, 2010

"Obviamente, demitam-se!"



Agora falta o clone metrossexual do Baltasar Garzón.

Foto: Futebolar

Obviamente!

4 meses 3 jogos de castigo para Hulk
6 meses 4 jogos de castigo para Sapunaru

Agora que o FCPorto está afastado da discussão do campeonato e que perdeu a Taça da Liga, num jogo onde não tinha alternativas para o ataque, o CJ da Federação veio dar provimento ao recurso do FCPorto e despenalizou (este termo é quase desadequado face à dimensão da alteração dos castigos) os atletas do FCPorto. Só no caso de Hulk, o jogador cumpriu 15 (quinze!) jogos de suspensão indevidamente!

E agora, o que vai acontecer?

Será que o Super-Juiz Ricardo Costa vai também agora recorrer desta decisão como o fez anteriormente num precedente fantástico em termos de justiça?

Quem vai ressarcir o FCPorto dos prejuízos desportivos causados pela ausência dos 2 jogadores, como por exemplo no último fim-de-semana em que não havia um único avançado no banco?

Há matéria para impugnar este campeonato no qual o FCPorto esteve privado de um dos seus activos mais valiosos numa fase crítica da época?

Esta Liga, com o CD à cabeça, estabelece o padrão daquilo que é ser parcial, pateta e ridículo e o mínimo que se pode agora esperar é que o FCPorto processe esta pandilha que conseguiu fazer deste campeonato um campeonato irremediavelmente inquinado.

Sr. Ricardo Costa, será que vai ter a lata de mostrar a cara depois disto? Demita-se por favor! Não espere por eleições.

Foto: Record

segunda-feira, março 22, 2010

Taça do Hermínio: Benfica 3 x 0 FCPorto

Mal Nuno sofreu aquele golo logo no início da partida percebi que o jogo estava decidido. É difícil acreditar que foi esta equipa que venceu o Sporting por 5-2, o Arsenal por 2-1 e o Braga por 5-1. O mês de Março revelou-se particularmente amargo e deixou a nu a instabilidade emocional e a crise de liderança que neste momento afecta o balneário do FCPorto. Nitidamente Jesualdo perdeu o controlo da equipa e quem dentro de campo deveria dar o exemplo é o expoente da desorientação. Haverá ainda Taça para "este" FCPorto?

O jogo de ontem foi paradigmático. Sabia-se de antemão que o FCPorto teria de alterar os seus processos com a lesão de Varela e o ataque reduzido a Rodriguez e Falcao, isto apesar do regresso oportuno de Fernando que, ainda assim. foi dos melhores. No entanto, também tinha para mim que o FCPorto só poderia discutir o jogo se não sofresse um golo primeiro. Infelizmente, logo aos 10 minutos, de forma incompreensível para um guarda-redes com a sua experiência, Nuno resolveu oferecer um golo ao Benfica e, a partir daí, deixei de acreditar que houvesse estaleca mental para a reviravolta.

Apesar disso, o brio dos jogadores ainda veio ao de cima mas, ironicamente, exceptuando o remate de Rodriguez antes do golo do Benfica, as ocasiões de golo mais flagrantes do FCPorto saíram de um tiraço do meio da rua de Kardec (que grande golo seria!) e de um desvio de Coentrão que obrigou Quim a esticar-se mais do que podia. Depois surgiu o segundo golo do Benfica e... ponto final!

Mais uma vez cansou e deu pena ver Falcao sempre voluntarioso e isolado na frente. Que jogador! Corre quilómetros, sofre faltas, não reclama, tem sempre olhos na bola. Rodriguez a espaços também tentou remar contra a maré mas, mais uma vez, lesionou-se e terminou em inferioridade física. Uma época para esquecer do uruguaio, nitidamente sem sorte.

Na segunda parte, não houve esboço de reacção por parte do FCPorto e menos poderia haver com a troca de Micael por Valeri, deixando Belluschi, que não acertava uma, em campo. Valeri não trouxe absolutamente nada ao jogo e o Benfica dominou a seu bel prazer.

O 3º golo surgiu já fora de contexto, quando toda a gente já esperava o apito final. Acaba por ser uma vitória sem discussão por parte do Benfica e mais uma etapa na "via dolorosa" do FCPorto que, inexplicavelmente, em cerca de 3 semanas, passou de 80 para 8. Claramente, chegou ao fim o consulado de Jesualdo e chegou a hora de "arrumar a casa" pela SAD. Há que preparar a próxima época com pés e cabeça e depurar o plantel de alguns erros de casting que por lá moram.

Falando em Jesualdo, pelas declarações dele no final do jogo fiquei com uma dúvida: terei visto o mesmo jogo que ele?


Notas soltas

Bruno Alves é um dos melhores centrais portugueses e tem potencial para se tornar um dos melhores do Mundo mas... precisa de cabeça. O espectáculo que ontem proporcionou foi lamentável e revelador de um alto descontrolo emocional. De um capitão espera-se mais, muito mais e nunca aquilo que ontem aconteceu. Ontem pareceu-me ver voltar um "velho" Bruno Alves que foi encostado por Adriaanse.

Por falar em espectáculo deplorável, também as cenas que aconteceram envolvendo os adeptos do FCPorto não se justificam. O péssimo dispositivo de segurança não explica tudo. Se foi um esforço louvável atravessar o país duas vezes no espaço de horas, a pintura ficou mais que borrada naquilo que depois aconteceu.

Venha o Rio Ave e lave-se a honra, se faz favor.

domingo, março 21, 2010

Taça do Hermínio - Ao intervalo: Benfica 2 x 0 FCPorto

Num jogo de nervos, que dificilmente terminará com 11 de cada lado, o FCPorto está a ser vítima dos seus próprios erros. Nuno Espírito Santo fez a diferença e desequilibrou cedo o jogo. Carlos Martins ampliou num pontapé sem hipóteses.

Que pode agora fazer Jesualdo? No banco estão Valeri, Guarín e Orlando Sá, este ainda sem ritmo...

Modalidades: Resumo do Fim-de-Semana

Hóquei em patins: FCPorto 10 x 1 Portosantense
Título mais perto com exibição de luxo

O FCPorto cilindrou na Sexta-feira a equipa do Portosantense por claros 10-1, com 5-1 ao intervalo. Pelo FCPorto marcaram André Azevedo (2), Reinaldo Ventura (2), Emanuel Garcia (3), Jorge Silva, Pedro Gil e Henrique Magalhães.

Com esta vitória, e porque o Benfica perdeu em Barcelos com o Óquei, o FCPorto amplia a vantagem sobre o Benfica que, com um jogo a menos, tem neste momento 39 pontos, contra 52 do Octocampeão.


Andebol: FCPorto 22 x 18 ABC
Campeão fecha a primeira fase com vitória sobre rival


Com uma entrada fulminante, o FCPorto venceu o ABC cujas intenções esbarraram numa muralha chamada Jerkovic. O guarda-redes azul e branco foi uma dos melhores em campo, senão o melhor, realizando uma exibição soberba.

Com esta vitória o FCPorto fecha com chave de ouro a primeira fase, na qual, depois de um início com alguns percalços, se revelou imparável, terminando em 1º lugar com 61 pontos, mais 7 que o Benfica e mais 8 que o Madeira SAD e mais 9 que o ABC.

Na segunda fase, os seis primeiros vão disputar em mini-campeonato o apuramento do campeão, partindo com metade dos pontos alcançados na primeira fase. Sendo assim, o alinhamento do grupo será o seguinte:

1 - FCPorto - 31 pontos
2 - Benfica - 27
3 - Madeira SAD - 27
4 - ABC - 26
5 - Sporting - 25
6 - Belenenses - 25


Basquetebol: Física 43 x 76 FCPorto
FCPorto chega ao 3º lugar

O FCPorto venceu folgadamente o último classificado do campeonato por 43 x 76 com uma grande exibição de Nuno Marçal. Desta forma, os dragões sobem um lugar na classificação, ultrapassando o Guimarães, e estão neste momento em 3º lugar, atrás de Benfica e Ovarense.

José Sócrates: "Vou torcer pelo Benfica"

"Vou torcer pelo Benfica (...) espero que este seja o ano do Benfica". Será que estamos a assistir a outro caso de money for the boys?

Taça do Hermínio: Benfica x FCPorto


Hoje no Estádio do Estoril, perdão (que raio de mania esta!...) , no Estádio do Algarve, o FCPorto irá tentar contrariar a vitória anunciada do Benfica na final da Taça do Hermínio, competição de que aliás os encarnados são detentores depois da vitória na época passada contra o Sporting, fruto da infantilidade de Pedro Silva ao tocar incompreensivelmente a bola com o peito dentro da área.

Dadas as ausências de Varela, Mariano e Hulk, Jesualdo irá ter opções reduzidas para formar a equipa, ao contrário do Benfica que se apresenta com a máxima força, apesar do bluff cada vez mais usual do seu treinador.

Equipa provável do FCPorto:

Nuno - Fucile, Bruno Alves, Rolando e Álvaro Pereira - Fernando, Meireles, Ruben e Belluschi (ou Tomás Costa) - Rodriguez e Falcao.

A título de curiosidade, saliente-se que um dos árbitros assistentes é aquele que levou um "cachaço" de amizade de um benfiquista barbudo, elevado depois à condição de herói, num célebre Benfica x FCPorto. Saliente-se também que o jogo terá transmissão televisiva na SIC o que permitirá aos adeptos poder acompanhar o jogo com os comentários doutos de Nuno Luz.

Votem no Zé do Boné no Super Blog Awards!

Caros leitores:

Como já devem ter reparado, o Zé do Boné participa pela 2ª vez no concurso Super Blog Awards, da Super Bock. Depois de na época passada ter sido um dos semi-finalistas, o Zé do Boné está este ano com a vida mais complicada, estando em 10º lugar nas preferências dos leitores na categoria de Desporto. É por isso que peço a vossa ajuda, na forma de um voto.

O processo de voto é simples e pede apenas alguns minutos do vosso tempo:

1 - Cliquem no logótipo do Super Blog Awards à direita
2 - Registem-se no site da Super Bock
3 - Confirmem o vosso registo clicando no link que vos é enviado para o e-mail
4 - Votem

Já agora, uma vez que podem votar nos blogs que quiserem com o mesmo registo, peço-vos também um voto no meu blog pessoal, o Blog do Katano. Cliquem aqui para votar.

Fim de época para Varela


Depois da lesão de Mariano, mal ou bem era uma opção, e do castigo de Hulk, o FCPorto vê-se agora privado de Varela que se lesionou gravemente nos treinos para a final da Taça da Liga. É realmente muito azar e vem dificultar ainda mais a tarefa ao FCPorto amanhã no Estádio do Estoril, perdão, no Estádio do Algarve.

É um final de época triste para um jogador que se mostrou um dos melhores do FCPorto desde a pré-época e, legitimamente, tinha grandes probabilidades de participar no seu primeiro Campeonato do Mundo com a camisola da Selecção Portuguesa na África do Sul no próximo mês de Junho. Só podemos agora desejar uma rápida recuperação ao jogador e esperar que regresse na próxima época com a força que mostrou durante a actual.

Estamos contigo! Força campeão!

Liga Zé do Boné / Betadin - Jornada 8

A 8ª Jornada da Liga Zé do Boné / Betadin trouxe significativas alterações à classificação. Com 61 pontos nesta jornada, a equipa OsMaiores, do mister José Alba, ultrapassou a equipa da casa ZdB Olympic, e assumiu a liderança da Liga. A fechar o pódio continua firme a equipa Arrufadas de Eduardo Teixeira.

Numa jornada onde a média de pontos por equipa foi de 45,26, o destaque vai inteirinho para a equipa Paralíticos Mix que, com a genial táctica do seu mister Raul Nunes, conseguiu 74 pontos, a 4ª melhor marca da presente edição da Liga.

À medida que nos aproximamos dos momentos decisivos, é cada vez mais importante fazer uma aposta certeira nos jogadores que podem fazer a diferença nos jogos que aí vêm. Os 4ºs de final têm alguns encontros interessantes:

Lyon x Bordéus

Depois de eliminar sensacionalmente o Real Madrid, o Lyon defronta agora o campeão e actual líder do campeonato gaulês que, tranquilamente, eliminou o Olympiakos. Parecendo mais talhada para a Champions, a equipa do Lyon não terá tarefa fácil perante uma equipa que tem impressionado. Quem arrisca um prognóstico?


Bayern x Man Utd

Depois de ter ultrapassado a Fiorentina "aos pontos", isto depois de ter deixado a Juventus pelo caminho com uma grande vitória em Turim, o Bayern vai medir forças com o colosso europeu de Manchester que cilindrou o AC Milan "sem espinhas". O Manchester United, com Nani a subir de forma e um Rooney imparável apresenta-se como favorito. Terão os comandados de Van Gaal, com exibições inconstantes, uma palavra a dizer?


Arsenal x Barcelona

Depois de ter vulgarizado o tetracampeão português, o Arsenal tem agora um osso duríssimo de roer. Os catalães também golearam e são um dos favoritos à conquista do troféu, com Messi como figura de proa a atravessar um grande momento de forma. À partida o Barça é favorito mas o Arsenal em casa é temível (esta época, só perdeu 2 jogos e empatou 1 em casa).


Inter Milão x CSKA Moscovo

Eliminado o Chelsea, apesar das trapalhadas de Thiago Motta que passaram despercebidas ao árbitro, o Inter de Mourinho irá agora medir forças com a sensação dos oitavos de final, o CSKA de Moscovo que eliminou o Sevilha. O Inter parece estar a perder gás e o CSKA está agora a começar a sua época e a maior frescura física dos moscovitas poderá ser um argumento de peso mas o Inter já esta época conseguiu dar a volta a situações complicadas. Será o Inter tão favorito como parece?


Classificação à 8ª Jornada:

Clicar para ampliar.

Sponsors oficiais da Liga:



Prémios:

1º lugar - Caixa de 6 garrafas de vinho Fundanus, oferta da ACF - CRL
2º lugar - Caixa de 6 garrafas de vinho Alpedrinha, oferta da ACF - CRL
3º lugar - 1 Garrafa de licor de cereja, oferta d'As Tílias
Recorde de pontuação - 1 Garrafa de licor de cereja, oferta d'As Tílias

domingo, março 14, 2010

Académica 1 x 2 FCPorto: Vitória em jogo de nervos

Primeira nota: o FCPorto entrou em campo com a equipa que, excepção feita a Miguel Lopes, deveria ter sido a equipa a entrar em campo no Emirates Stadium na semana passada. Com Meireles a nº6, o FCPorto ganha capacidade de passe em zonas mais recuadas e, com isso, as transições são mais eficazes. Contudo, em Coimbra, o FCPorto teve de se haver com outro grande obstáculo, para além da Briosa: o próprio nervosismo que insistiu em complicar o que poderia ter sido resolvido facilmente.

Esta Académica é uma equipa interessante. Forte na posse de bola, fá-la circular de forma a fugir à pressão adversária , bem estruturada e tacticamente forte. Já anteriormente o disse: se esta equipa tivesse outros valores na frente, seria um caso sério no corrente campeonato.

No FCPorto Jesualdo castigou e bem Fucile. Que me lembre, em momentos decisivos desta época já o uruguaio havia sido uma menos-valia para a equipa, jogando com sobranceria e cometendo lapsos comprometedores. Lembro-me do jogo contra o Benfica por exemplo e, recentemente, contra o Sporting, isto para não falar do desastre que foi em Londres. Miguel Lopes não comprometeu e aproveitou para mostrar algumas das características que o projectaram em Vila do Conde na época passada. Está menos ansioso e mais confiante e isso vê-se em campo.

No geral foi um FCPorto q.b.. com alguns jogadores abaixo das suas capacidades, nomeadamente Varela e Álvaro Pereira que parecem acusar o cansaço dos jogos sucessivos. Na frente, Rodriguez parece querer vir dar outro pendor ao FCPorto no final da época e Falcao, sempre ele, continua a ser uma referência que, mesmo jogando "sozinho" maior parte do jogo, persiste em vir buscar a bola atrás para fazer jogo. Tem alma este colombiano, isso viu-se logo no início do jogo quando foi ele a incentivar os companheiros de equipa para os 90 minutos que se avizinhavam.

Conquistados os 3 pontos, as baterias apontam agora todas para o próximo desafio que se avizinha: a final da Taça da Liga no próximo Domingo às 19h45 contra o Benfica. Sabendo desde já que a lesão de Mariano veio reduzir as opções de ataque de Jesualdo, já de si magras depois de Farías ter sido queimado na rábula da não-transferência de Kléber, a grande dúvida agora é saber se Fernando será recuperável para Domingo. Seria sem dúvida um grande reforço. Quanto ao Benfica, já sabemos que ao longo da semana iremos ter notícias sobre vários jogadores em dúvida que irão depois certamente alinhar no Domingo.


Mais que um troféu, no Domingo estará em jogo o orgulho do Tetracampeão.

quarta-feira, março 10, 2010

Modalidades - Hóquei em Patins: FCPorto 5 x 2 SLBenfica

O FCPorto acaba de vencer o Benfica no Dragão Caixa por conclusivos 5-2, liquidando assim praticamente as aspirações que os lisboetas ainda tinham de poderem lutar pelo título.

Agora com 10 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, o FCPorto, que hoje deu uma cabal demonstração de força, abre assim as portas do eneacampeonato quando faltam disputar 9 jornadas.

O jogo não mereceu honras de transmissão televisiva mas foi transmitido ao vivo no site do FCPorto.

Golos:

1ª parte:
1-0 - Pedro Gil

2ª parte
2-0 - Jorge Silva
3-0 - Pedro Gil
4-0 - André Azevedo
4-1 - Diogo Rafael
4-2 - João Rodrigues
5-2 - Emanuel Garcia

Despedida vergonhosa

Crendo talvez que a eliminatória fosse de outra forma demasiado fácil de ultrapassar, Jesualdo decidiu mostrar à Europa do futebol a sua genialidade e inventou um novo trinco. Sem rotinas no lugar, a inclusão de Nuno Coelho partiu o FCPorto ao meio deixando espaço livre que o meio campo contrário agradeceu. Fucile, por outro lado, na sequência da inesquecível exibição de Alvalade, voltou a ser decisivo conseguindo estar em 4 dos 5 golos com que o Arsenal hoje despachou o FCPorto.

É certo que a tarefa não se afigurava fácil. A juntar a um resultado demasiado curto na primeira mão, o FCPorto jogava num estádio onde, em 23 jogos nesta época, apenas Chelsea, Manchester United e Everton não haviam perdido. No entanto, nada fazia prever que Jesualdo fosse capaz de dar tamanho tiro no pé como fosse o de incluir, numa posição nevrálgica, um jogador sem qualquer rotina no lugar. Irónico que, num dia em que se assinalava o 6º aniversário do empate em Manchester de 2003/2004, o treinador do Porto tenha preferido fazer recordar outro jogo com o Manchester que, na altura, queimou um jovem jogador chamado Costa.

É evidente que Tomás Costa, pelo que se tem visto, não oferecia garantias para este jogo mas tendo um jogador como Raúl Meireles, capaz de dar ordem ao meio campo, já com experiência no lugar de médio mais recuado e com excelente capacidade de passe para fazer a 1ª transição de movimentos de ataque, não se compreende como não tenha sido essa a opção inicial. Assim, o que se viu na primeira parte, foi um FCPorto aos repelões, sem fio de jogo, onde os únicos que davam nas vistas pela positiva eram Helton, que ia evitando males maiores, e Falcao que com um coração enorme, era o jogador que mais luta dava aos adversários.

Com 2-0 ao intervalo, Jesualdo finalmente resolveu mexer retirando Nuno Coelho e fazendo entrar Rodriguez e nas mexidas que fez no figurino da equipa até resultaram mas… Wénger mostrou sagacidade e matou o jogo ao fazer entrar Eboué que, num contra-ataque marcado por (mais) uma intervenção infeliz de Fucile, fez o 3-0.

A partir deste momento, era o tudo ou nada para o FCPorto que teria de marcar rapidamente para voltar à discussão da eliminatória só que, mais uma vez, foi o Arsenal a chegar ao golo e a arrumar definitivamente a questão (se não estava já).  Para o objectivo de final de jogo, o de procurar pelo menos o tento de honra que permitisse ao FCPorto sair com algum orgulho do Emirates, Jesualdo resolveu ser criativo e fez entrar dois pesos pesados de futebol de ataque: Mariano e Guarín, por troca com Ruben Micael e Varela. O jogo morreria por ali não fosse mais uma intervenção infeliz de Fucile a dar de bandeja uma grande penalidade que o Arsenal não desperdiçaria.

No espaço de uma semana, o FCPorto vê as suas frentes reduzidas a metade, correndo sérios riscos de não ir à Liga dos Campeões da próxima época,  sobrando esta época a Taça da Liga e a Taça de Portugal como objectivos.

O FCPorto é neste momento uma equipa sem ideias, sem liderança, à deriva, tendo perdido o estado de graça em apenas 2 semanas. Claramente o ciclo de Jesualdo chegou ao fim e não haverá próxima época.

terça-feira, março 09, 2010

Fim de Ciclo (Arsenal-5 / FCPorto-0)

Minuto 75

Jesualdo tira o Ruben Micael e o Varela e coloca o Guarin e o Mariano González, deve ser porquê está a ver outro jogo, só pode...
Para mim, BASTA de estupidez por parte do treinador, demita-se já, que este ano está a ser uma miséria...

Então ver os niveís fisicos dos jogadores até assusta, e não é normal numa época existirem tantos casos de rupturas musculares e ou cansaço acumulado, até porquê alguns jogadores têm sido poupados em alguns jogos, as poupanças contra o Olhanense que nos custou um empate dão nisto...

E está visto que este jogo era mais importante e por isso esta maravilhosa exibição e adeus Champions, e com os pontos estúpidos perdidos no campeonato, nem pelo 2º lugar lá vamos...

Quanto ao jogo, acima de tudo faltou uma EQUIPA em campo, os jogadores correram (alguns...), lutaram e tentaram remar contra o Arsenal, mas sem mecanismos, sem chama, sem garra, em suma, sem classe, apenas um esboço no papel e mal de uma equipa.
Não me recordo de ser tão fácil adivinhar o resultado de um jogo depois do FCPORTO sofrer um golo, inevitável o empate e muito provável a derrota, com Jesualdo é assim desde que está no PORTO e este jogo não foi excepção.

O FCPORTO entrou logo encostado ás cordas, fisicamente e anímicamente, infelizmente, sem estofo, sem capacidade, onde está o lider desta equipa??? e quando digo lider não é só o do campo, é também a (não) liderança do treinador e da SAD (Pinto da Costa).

Sem Fernando, arriscou com Nuno A. Coelho, perdeu essa aposta, não por culpa desse jogador directamente, mas por ter assim condicionado a sua equipa a jogar com tracção atrás, assim, foi dizer ao Arsenal para atacar sem preocupações defensivas e foi o que este fez, e depois do 1º e do 2º foi Helton que manteve a esperança para a 2ªparte.

Aí e com Rodriguez em campo ainda acreditei, pois o FCP estava a ter mais bola, a chegar á frente, a pressionar, e teve 2 lances, primeiro por Falcão e depois por Rodriguez onde podia ter marcado, mas aos 60m., ou seja jogamos 15 m....... o Arsenal marca o 3º e logo de seguida o 4º, parecia uma defesa de papel, de tão fácil que era, e o jogo acabou, o 5º foi só um espelhismo, pois Fucille, completamente desconcentrado faz Penaltie.
Pouca analise colectiva de um jogo tão mal...

Jogadores:
Helton, Culpa nos golos, acho que não, não saiu bem no 1ºgolo, mas evitou 2 ou 3 golos...

Fucille, Minuto 90, ele que tinha descansado contra a Olhanense, comete Penaltie, e 5-0 para o Arsenal... Hoje conseguiu ser pior ter um jogador em campo do que jogar com 10, oferece 2 golos e faz um Penaltie, de iniciado, simplesmente deplorável...
Rolando, erro no lance do 1ºgolo ao perder de cabeça e depois a não conseguir fechar logo e a permitir o Arshavin levar a bola dando sequência ao golo, faltou inteligência para perceber esse e outros lances, então o do 2ºgolo onde nem sequer se fez ao lance.
Bruno Alves, escondido do jogo, é o minimo que se lhe pode dizer, nem parece ser o Capitão do FCPORTO, de tão cabisbaixo que anda, perdeu lances por desatenção completa, enfim...sem a alma de outros Capitães do PORTO de tão alheado do jogo.
Alvaro Pereira, tentou subir mais, tentou aparecer na ala, mas sem sucesso, a defender esteve melhor que os outros 3, mas mesmo assim permitiu o lance do 3-0 pelo seu lado, que acabou com o jogo.

Nuno A. Coelho, foi a supresa de Jesualdo, sem Fernando (que falta faz ele á equipa, desde a lesão dele com o Braga foi sempre a descer), aquele meio-campo defensivo parece uma nódoa, sem pressão, sem cortar linhas de passe, enfim, mas note-se que acho que ele não tem culpa deste resultado, e estava a jogar fora do seu lugar natural.
Raul Meireles, descansou contra o Olhanense, apareceu melhor fisicamente, mas tácticamente na 1ªparte, parece que só tinha instruções para defender, sem subir, na 2ªparte a trinco até apareceu a tentar o remate, mas sem esclarecimento.
Rúben Micael, era o jogador que aparecia no apoio ao Falcão, teve 2 ou 3 lances em que mostrou bons pormenores e colocava os extremos no 1*1 na frente, tentou apoiar atrás e fechar o seu flanco, mas nota-se algum estofo fisico para ganhar mais bolas no meio-campo, precisa de trabalhar o fisico.

Varela, nervoso na 1ªparte, a perder bolas mal dominadas e assim a não dar sequência aos lances ofensivos, também não ajudou defensivamente algumas vezes, principalmente a jogar na esquerda, na 2ªparte estava a jogar melhor na direita, e a conseguir ganhar lances e a centrar para a área, mas qunado está melhor Jesualdo tira-o de jogo, a partir daí ninguém chegou á linha de fundo para centrar.
Hulk, ZERO... trapalhão, sem esclarecimento, em lances na 1ªparte em que conseguia ter a bola na frente, tentava sempre a opção individual, ou o remate, ou as fintas que não levavam a lado nenhum, em 2 ou 3 situações na 1ªparte tem jogadores isolados na área e prefere inventar, não cresceu nada este ano, muito antes pelo contrário, ainda não percebi como é que conseguiu jogar os 90m, ou antes, andar por lá.
Falcão, merecia um golo, o melhor jogador em campo do FCPORTO, lutou, tentou, correu, veio atrás, fez tabelas e tentou aparecer no espaço na frente, quase marcou já perto do fim... não merecia este resultado pelo que trabalhou em campo.

Rodriguez, entrou ao intervalo, para o meio campo, descaido sobre a esquerda, e conseguiu levar mais a bola para a frente, fez um bom passe para Falcão que quase permitia um golo, trouxe outra dinamica á equipa, infelizmente sem efeitos no resultado final.
Guarin e Mariano, era com estes jogadores que Jesualdo pretendia melhorar o jogo do FCPORTO???

Jesualdo, pouca coisa, obrigado pelos titulos conquistados e obviamente demita-se, na època em curso foi um desastre total, já no ano passado se via alguma fragilidade, infelizmente a SAD e Pinto da Costa resolveram dar-lhe um Bónus, e o resultado está á vista, tinha dito que após a VENDA de LUCHO, o jogador que melhor interpretava o estilo de jogo de Jesualdo, o melhor era ele sair, preferiu continuar, repito, infelizmente...

Perdemos um ano com essa teimosia e estupidez.

Acabo de saber que o Jesualdo igualou o recorde negativo a nível Europeu, o bom é que só de muito em muito tempo é que isso acontece, mas era tão previsivél...

Depois do empate com o Leixões tinha dito que só um grande FCPORTO poderia aspirar ao titulo Nacional, com os ultimos resultados e principalmente este, já será MUITO BOM ganharem algum titulo até final deste ano, porquê??? e desculpem por a minha opinião ser drástica, mas existem jogadores que já fizeram a cama a este treinador, (e espero que seja só ao treinador), portanto, e com a Final da Taça da Liga daqui a 12 dias, e depois logo jogos da Taça de Portugal, com os jogadores tão fracos neste momento a nível psicológico, não sei onde isto vai parar...

domingo, março 07, 2010

Onde pára a alma deste FCPorto?

Depois de uma ausência motivada por questões de saúde, cá estamos de volta às lides bloguísticas embora, verdade seja dita, o momento do FCPorto seja pouco inspirador.

Estranhamente, em apenas dois jogos, a imagem construída pelos excelentes resultados de Janeiro e Fevereiro, destacando-se nesse particular as robustas vitórias frente ao Sporting, na Taça de Portugal, por 5-2 e frente ao Sporting de Braga no campeonato por 5-1, tendo havido tempo pelo meio para bater o Arsenal por 2-1. Depois da incompreensível derrota em Alvalade na semana passada por 3-0, o FCPorto voltou esta jornada a perder pontos frente ao Olhanense, tendo-se salvo da derrota em cima do apito final.

Será pois legítimo perguntar: o que mudou no FCPorto em apenas duas semanas para liquidar um dos grandes objectivos de 2009/2010? Sinceramente penso que nada. Este FCPorto, mesmo fragilizado cirurgicamente pelos castigos a Hulk e Sapunaru, tinha jogadores ao nível necessário para lutar pelo título e até para ser campeão, não fosse a falta que se notou desde o início da época de algo fundamental: a alma de campeão, a alma "à FCPorto", aquela alma que faz com que em momentos chave os jogadores consigam encontrar em si a garra e a motivação necessárias para lutar pela vitória, com coragem e humildade.

Só assim se compreende a atitude "senatorial", até displicente, com que os jogadores entraram em campo frente ao Sporting, iludidos pela goleada que recentemente tinham imposto ao rival com o resultado que se conhece. Isto até me leva a dar outra interpretação às ausências "por opção" da convocatória para o jogo com o Olhanense. Porque é que há jogadores entrados esta época que mostram mais aplicação nos jogos que outros que já estavam no plantel? Ainda é cedo para avaliar esta época até porque ainda há 3 competições em aberto, mas nitidamente haverá aspectos a rever no planeamento de 2010/2011.

Em termos de campeonato, o importante passa para já por segurar o 3º lugar, procurando espreitar ainda o apuramento para a Liga dos Campeões, embora tal tarefa não se afigure fácil.

No imediato, há que apontar baterias ao jogo de Londres na próxima Terça-feira frente ao Arsenal onde, esperamos que o FCPorto não mostre a mesma atitude conservadora que muito maus resultados lhe trouxe em ocasiões anteriores.