quarta-feira, janeiro 27, 2010

Sorteios da Taça de Portugal e da Taça do Hermínio

Realizados os sorteios para a próxima fase da Taça de Portugal, dita Millennium BCP, e da Taça do Hermínio, dita Carlsberg Cup, estamos perante duas eliminatórias interessantes em perspectiva.

Para os quartos de final da Taça de Portugal, o sorteio ditou caprichosamente mais um FCPorto x Sporting repetindo-se o confronto da 4ª eliminatória da época passada, onde então o FCPorto levou a melhor no desempate por penalties, depois de 1-1 no final dos 120 minutos, no tal jogo onde Bruno Paixão foi estrela.

No histórico das recepções ao Sporting, desde 2001/2002, o FCPorto leva alguma vantagem com 5 vitórias, 4 empates (um deles desfeito pela marcação de penalties) e 1 derrota em 10 jogos. A derrota aconteceu a 17 de Março de 2007 no primeiro ano de Jesualdo no FCPorto. No entanto, com ambas as equipas a apresentar alguma instabilidade exibicional, é difícil antecipar o que poderá ser este jogo. Uma coisa é certa, o Sporting irá apresentar-se reforçado, com Pereira e Pongolle, enquanto que, obviamente, o FCPorto não poderá contar com Hulk e Sapunaru, contando no entanto com Ruben Micael.

Já na Taça do Hermínio, o FCPorto irá receber a Académica, prevendo-se que Jesualdo continue a optar por uma equipa de 2ª linha para rodar jogadores menos usados. A equipa de Villas Boas não irá dar tréguas ao FCPorto, como já se viu esta época, e tudo dependerá da atitude com que os jogadores menos usados por Jesualdo entrarem em campo. Apesar de tudo, será uma desilusão para os adeptos se o FCPorto não marcar presença na final em casa do Estoril, perdão, do Benfica, perdão, no Estádio do Algarve.

domingo, janeiro 24, 2010

Taça do Hermínio - Estoril 0 x 2 FCPorto. Tranquilo apuramento


Depois da lastimável exibição de quarta-feira contra o Belenenses, num jogo onde o discurso de Jesualdo, que gostou da atitude dos jogadores e que ficou surpreendido pela exibição dos do Restelo, diz tudo, o FCPorto jogou hoje em casa do Estoril. Surpreendentemente, contra todas as previsões, o jogo decorreu mesmo no Estoril e não no Estádio do Algarve, histórica casa do clube canarinho em jogos da I Liga.

Jesualdo aproveitou para fazer algumas improvisações tácticas, alinhando com Nuno Coelho na esquerda da defesa, em contra-ponto com Miguel Lopes, novamente com direito a uma oportunidade, tendo Mariano ficado na esquerda e Guarín na direita. Confesso que quando ouvi falar da colocação de Mariano à esquerda fui por instantes assombrado por um FCPorto x Leixões de má memória da época passada mas, felizmente, foi um receio passageiro.

O atractivo deste jogo foi, ao mesmo tempo para mim, o motivo de maior estranheza: a titularidade de Rúben Micael, tendo Sérgio Oliveira ficado outra vez no banco, com direito a apenas meia dúzia de minutos para (não) se mostrar. Difícil de compreender esta teimosia de Jesualdo em não valorizar os activos que já tem. Será que Sérgio Oliveira será outro Paulo Machado para ser trocado por outro Guarín? O miúdo tem muito talento e poderia e deveria ser chamado mais vezes a jogos importantes que não fossem desta Liga do Hermínio e dos Amigos.

O madeirense contudo, teve alguns bons apontamentos, mostrando muita vontade de se afirmar. O FCPorto só terá a ganhar se Rúben demorar pouco a soltar o seu grande futebol na Invicta. Por outro lado, a presença de Rúben parece ter tido um efeito de despertador em Belluschi que conseguiu finalmente o golo que tanto procurava e que pode tranquilizar o argentino para se assumir em definitivo como playmaker da equipa.

Também Orlando Sá se estreou a marcar num lance em que revelou verdadeiro killer instinct, acreditando na falha da defesa estorilista, e tirando com classe o guarda-redes do caminho para garantir o apuramento tranquilo do FCPorto para as meias finais como líder do grupo, relegando a Académica para a segunda posição pela diferença de 1 golo marcado.


Dos túneis aos viadutos

Entretanto a chegada do FCPorto a casa do Estoril (no Estoril e não no Estádio do Algarve, como já referi atrás) acabou por ser atribulada com o autocarro do FCPorto e o carro de Pinto da Costa a serem apedrejados em plena A5. Parecem pois cada vez mais perigosas as obras de engenharia civil rodoviárias pelos lados capital, desde as auto-estradas aos viadutos passando sobretudo pelos túneis que encerram os misteriosos perigos que todos conhecem.

Ficará por saber quem foram os cobardes autores deste acto, embora acredite que tenham sido vitoriados em determinados sectores e no seio de determinadas maralhas. Aparentemente, trata-se de um fenómeno usual naquela região do país. Quem não se lembra do inesperado fenómeno, qual Entroncamento, da chuva de pedras de 27 de Junho em Alcochete ou, mais recentemente, de uma outra equipa do Norte cujo autocarro também foi alvo de um mimo semelhante ao passar pela zona de Alverca em ambiente de festa?

Sinais claros de uma certa forma de civilização.


Ainda a rábula dos castigos a Hulk e Sapunaru

Numa altura em que ficámos a saber pelos canais oficiais do CD da Liga, os jornais diários, que Helton, Fucile e Rodriguez não deverão ser alvo de processos no já emblemático caso do Túnel da Luz, ficámos também a saber que os incidentes nessa zona sensível do Estádio da Luz são costumeiros. Vieram à luz imagens de uma agressão ocorrida na época passada, mais uma vez com o envolvimento de um segurança, a um elemento do staff portista, e ficámos a saber que o árbitro nada viu e nada registou (que pouca sorte!) mas que a PSP enviou um relatório para a Liga.

Embora desta vez, depois da propaganda diária que foi feita às famigeradas imagens que supostamente mostram Hulk e Sapunaru a transformar um segurança da Luz num mártir ao nível de São Sebastião, a imprensa tenha sido célere em vir a terreiro revelar que afinal as imagens não servem de prova nenhuma nestes casos, fica por saber o que aconteceu ao relatório enviado pela PSP à Liga. Tal como Hulk e Sapunaru, aguardamos pacientemente e de preferência gostaríamos de uma resposta antes do final da época.

Modalidades: Resumo do Fim-de-Semana

Andebol: Belenenses 28 x 29 FCPorto
FCPorto conquista Supertaça!

O FCPorto conquistou hoje em Portimão a Supertaça, a 5ª do seu historial ao vencer o Belenenses por 29 x 29 após prolongamento, depois de na primeira fase ter vencido sucessivamente ABC por 27 x 22 e Xico Andebol por 25 x 17. Na final, apesar de ter entrado a todo o gás, conquistando uma vantagem inicial de 5 golos, o FCPorto depressa percebeu que o Belenenses não ia entregar o jogo de mão beijada.

Suportado por uma fantástica exibição do seu guarda-redes, o Belenenses conseguiu reagir e chegou a o intervalo a perder por 12 x 14. Na segunda-parte, embora nunca tenha conseguido ultrapassar o FCPorto no marcador, o Belenenses conseguiu manter a proximidade e, já nos últimos 3 minutos, beneficiando da expulsão de dois portistas, conseguiu empatar a 24 x 24 e quase vencer o jogo, naquilo que seria uma tremenda injustiça.

No prolongamento, apesar de estar em desvantagem numérica, o FCPorto conseguiu ganhar vantagem novamente, com Laurentino a fazer um punhado de defesas decisivas que permitiram chegar ao intervalo a vencer por 27 x 25 e, melhor ainda, chegar ao final com o resultado de 29 x 28 favorável à equipa portista, apesar de, mais uma vez, terminar em desvantagem numérica com duas exclusões já na parte final.

Esta foi uma grande conquista do FCPorto numa supertaça que contou com a concorrência das grandes equipas do andebol português mas que não estiveram à altura do poderio dos dragões.



Hóquei em Patins: FCPorto 9 x 0 Gulpilhares
9 para o eneacampeonato!

O FCPorto recebeu e venceu, perante quase 1.000 espectadores, a equipa do Gulpilhares sem apelo nem agravo por 9-0. Se a primeira parte foi "normal", com o FCPorto a chegar ao intervalo já a vencer por 2-0, com golos de Filipe Santos e Reinaldo Ventura. A segunda parte trouxe o descalabro para a equipa do Gulpilhares embora o seu guarda-redes tenha evitado males maiores. Marcaram Pedro Moreira, Pedro Gil (2), Emanuel Garcia (3) e o jovem Rafa, autor de duas assistências para Pedro Garcia.

O FCPorto segue na liderança com 2 pontos de vantagem sobre o Benfica, com 34 pontos em 12 jogos, e desloca-se na próxima jornada ao terreno da Física.


Basquetebol: Barreirense 96 x 90 FCPorto
Deslize comprometedor

O FCPorto perdeu na deslocação ao terreno do Barreirense por 96 x 90 após ter chegado em vantagem ao intervalo da partida por 49 x 46.
Este deslize atira o FCPorto para o 4º lugar, concluída que está a primeira volta, com 19 pontos em 11 jogos, fruto de 8 vitórias e 3 derrotas, atrás de Ovarense (20p/11j), Guimarães (20p/12j) e Benfica (22p/11j).

Na próxima jornada o FCPorto defrontará o Illiabum.

domingo, janeiro 17, 2010

FCPORTO-1 - Paços de Ferreira-1

Mais um empate em casa.

Previsível, jogando sempre da mesma forma, em 4-3-3, mas com interpetes mais fracos que em épocas anteriores, se o adversário souber fazer o trabalho de casa, e este Paços soube fazer, e se a sorte (e a qualidade de remate aliado á pressão que se nota nos jogadores) não ajudar um pouco na hora do remate á baliza e se a arbitragem estiver como de costume (mais um golo mal anulado ao FCPORTO por fora de jogo), o que dá é um empate com sabor amargo, o 2º empate em casa esta época.

É certo que o FCPORTO fez uma exibição interessante, mas como em alguns momentos se torna fácil perceber quais as linhas que o Paços cedia ao FCPORTO para atacar, as alas, o FCP não conseguiu na zona fulcral do terreno remates com perigo á baliza adversária, onde Raul Meireles e Bellushi não conseguem engatar um jogo de qualidade e que faça a equipa subir uns degraus na qualidade de jogo, decididamente falta génio a este FCPORTO, falta classe no meio-campo e falta a equipa no seu todo saber pressionar melhor o adversário para que este cometa erros quando sai para a frente e assim o FCP conseguir aproveitar o adversário em contrapé, essa pressão, esse sentido de jogo colectivo não existe neste FCPORTO.

É tudo tão previsivel que se antevia que se o FCPORTO não conseguisse marcar cedo iria ter enormes dificuldades em entrar na bem escalonada defesa do Paços, assim é dificil acreditar no Penta, problema que o treinador não consegue resolver e como os jogadores já perceberam que este modelo para estes adversários é algo insipido, ou seja, é um atacar pelas alas, com os laterais e extremos, mas na área só esta Falcão para 2, 3 defesas altos e superiores num futebol aereo como o FCP usa e abusa tantas vezes, e isso nota-se nos cantos, 15 cantos porquê o Paços sabia que se marcassem bem o Bruno Alves dificilmente outro jogador criaria verdadeiro perigo de cabeça, é certo que o Paços foi ao Dragão apenas para manter o 0-0 o maior tempo possível, mas isso todos sabemos que vai acontecer com estas equipas na nossa casa, cabe aos jogadores e ao treinador descobrirem e planearem uma forma de marcar cedo na nossa casa, e treinarem melhor para que isso aconteça...

Claro que se a arbitragem não tivesse invalidado um golo claro ao Falcão, a história podia ter sido diferente, 3 golo mal anulado ao FCP em 2 jogos seguidos, os bandeirolas estão claramente condicionados, resta saber por quem.....

Voltando ao jogo jogado, é certo que os jogadores lutaram, correram, mas sem grande arte de inventar um lance diferente do planificado á tanto tempo que é fácil o adversário anular esses movimentos, e o FCP até ao golo mal anulado ao Falcão foi previsivel, mandou no jogo, mas sem criar perigo, depois teve 2/3 bons lances antes do intervalo que deveriam ter dado vantagem no jogo, com Falcão a desperdiçar um golo claro...

Na 2ªparte e quando se esperava que Jesualdo arriscasse logo de entrada, não, demorou 10/15m a perceber que era necessário outro avançado junto a Falcão para poder ter poder de choque na frente, tempo perdido como se veria no final, o FCP pressionou mais á frente e Falcão depois de receber um passe de Farias tem uma chance de Ouro para marcar, mas remata ao lado de forma pouco esclarecida, e assim se perdeu uma chance clara para o FCP, neste momento do jogo faltou o meio campo pegar no jogo, principalmente Meireles, ele que parece não atinar esta época no comando da equipa.

Depois Jesualdo arrisca tudo por tudo, sai Fucille (algo cansado) e entra Guarin, se era para dar só musculo no meio-campo, resultou, agora ideias!!! não trouxe nada de novo á equipa, pouco depois sai Bellushi e entra Mariano, pois que o Valeri não se pode magoar para os jogos da Taça da Liga, (tristeza!!!), mais valia termos poupado 4 milhões e punha-se lá um miúdo dos juniores (ah, o Jesualdo é treinador do FCP há 4 anos) e ainda não valorizou um jovem do FCP... enfim ... (sem mais comentários)...
E com estas alterações o FCP balanceou-se todo para a frente e descompensou a defesa e no único contra-ataque perigoso do Paços, onde A.Pereira foi anjinho ao não fazer falta e B.Alves não teve pernas e Rolando não fez a linha do fora de jogo, aparecem 2 para 1 e o avançado isolado faz o golo perante um Helton que não fez milagre esta jornada...

Depois disso o FCP lançou-se para a frente e no lance seguinte empata, finalmente Falcão marcava após um bom cruzamento de Varela, o FCPORTO dispôs ainda de 3 hipoteses de golo claras (B. Alves por 2 vezes...), mas o guarda-redes ou os defesa tiraram a hipotese do FCP vencer...

Começamos muito mal a 2ªvolta, a desperdiçar pontos em casa e quando eu pensava que estes 2 jogos em casa serviriam para a equipa crescer e conquistar 6 pontos, puro engano, cada vez tenho mais dúvidas no Penta (sendo realista) e infelizmente certezas sobre o plantel desta época, e mais preocupado ainda fico com o treinador e a direcção a assobiarem para o ar...

Pois ambos caiem num erro crasso ao não perceber que ou se muda a táctica da equipa, ou se contratam 2 jogadores de qualidade, é que este vender os melhores 2/3 jogadores por época tem um preço, e esta época pode ser bem caro...
Falta um centro-campista de classe para este 4-3-3 do Jesualdo, ou então ele altera o modelo de jogo para um 4-1-3-2, e até tem jogadores para isso, falta-lhe é capacidade de perceber que estes jogadores não servem para o seu modelo de jogo preferido e como a direcção está a dormir...
É que a continuar num 4-3-3 é preciso outra forma de entender o jogo que estes jogadores não têm, ou então contratar um avançado com outras caracteristicas diferentes de Falcão / Farias / Orlando Sá que me parece serem algo parecido nas suas movimentações na area, a falta que faz o Hulk da época passada (não o desta)...

Jogadores:
Helton, sem hipoteses no golo, pouco mais, num jogo sem trabalho.
Centrais, tirando o lance do golo estiveram bem, mas não conseguiram fazer a diferença na frente.
Fucille, muito bem na 1ªparte, na 2ª acusou dificuldades fisicas...
A.Pereira, subiu bem, mas sem acertar nos cruzamentos...
Tomás Costa, ocupou o espaço, cortava, fazia circular a bola para trás e para os lados, mas pouco mais, contra estas equipas defensivas pode-se abdicar deste genero de jogadores...
Meireles, serviços minimos, ou seja, ocupar a posição dele, mas idealizar uma jogada diferente ou rematar á baliza não é com ele...
Bellushi, não encaixa na equipa, ou a equipa não encaixa nele???, tenta fazer as coisas muito depressa na frente e falha passes em demasia, tem 3, 4 passes onde pode definir melhor e não consegue...
Varela, ainda não recuperou da paragem do Natal, mais complicativo que o normal antes dessa paragem, mesmo assim serviu Falcão para o empate.
Rodriguez, é certo que correu imenso, mas que frutos teve a equipa com isso, falta claramente esclarecimento nas definições das jogadas, parece querer fazer tudo depressa e depois sai mal...
Falcão, podia ter feito 4 golos cantados..., fez 2, só lhe validaram 1 (outro mal anulado), mas perde 2 golos incriveis, tem de finalizar bem melhor...

Farias, serviu bem Falcão num lance muito bem, e ajudou a empurrar o Paços ainda mais para trás, mas não conseguiu ser o salvador que a equipa precisava...
Guarin e Mariano, enfim, com estes como se consegue ganhar um jogo a partir do banco???
Dificil, muito dificil...
Sem B.Alves e R.Meireles para o próximo jogo na Madeira contra o Nacional, só um FCP que ainda não se viu eta época pode ambicionar conquistar o titulo este ano...

P.S.1: Até o Sp. Braga consegue fazer aquisições nesta paragem de inverno, só o FCP é que não, e é fácil detectar as carências deste plantel...

P.S.2: Se o FCP ficar logo a 6 pontos dos 2 adversários e a faltarem 14 jornadas (42 pontos) para o fim vai ser preciso pedalar muito mesmo, melhorar muito mesmo para com esta equipa, este treinador e esta metodologia da direcção sermos campeões este ano...
PORTO!!!

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Falcão - O Generoso



Se todos os reis têm cognomes...

Se para muitos Falcão é um rei no relvado...
Então, a partir desta semana, pelo menos para os adeptos do FCPorto, Falcão será conhecido como "O Generoso".

Apesar de só fazer capa do jornal "O Jogo" hoje, Radamel Falcão, está a promover, desde quarta-feira, o sorteio de dois bilhetes para o jogo Porto-Arsenal dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Aquele que é normalmente um jogador de poucas palavras aderiu à moda (febre???) das redes sociais e encontrou no twitter e no facebook uma forma de se dar a conhecer aos fãs e de com eles comunicar. Este foi também o meio priviligeado para dar a conhecer o sorteio, assim sendo, tudo o que têm que fazer é aceder ao site oficial do jogador e resgistarem-se e, os dados estão lançados...Boa sorte e que ganhe o melhor e, já agora, que o melhor seja eu ;) ....
O site, em si, não tem muito por onde extrapolar, lá podemos encontrar a biografia do jogador, algumas fotos e videos, bem como as notícias relacionadas com o jogador e um calendário dos eventos desportivos que lhe concernem, ou seja, os jogos do mágico Porto e da selecção colombiana. De ressalvar que o site do "tigre" conta já com cara nova, o R9 com que normalmente se identifica (mto antes do "nosso" R7 virar R9) passou a constar no site com as cores do FCP e a camisola que durante largo tempo permaneceu a do River Plate foi substituída pela, cheia de glórias, camisola do campeão.
A título de curiosidade, se estiverem interessados, poderão visitar o perfil do jogador no facebook ou no Twitter onde, pessoalmente, acho que ficarão a conhecer bem melhor o jogador do que no site oficial.


Pequena Grande Nota de Rodapé: Uma duvida existencial, será que, se Falcão tivesse rumado a sul ,estaria nesta altura a promover uma iniciativa idêntica? ... Ah, esperem... esqueçam lá isto, o clube mais a sul não está na competição... ermmm... desculpem... falha minha...

terça-feira, janeiro 12, 2010

FCPorto 3 x 2 U. Leiria - Como complicar o que é fácil até quase dar um tiro no próprio pé


Parece quase anacrónico dizer que ontem se assistiu a um dos jogos que mais emoção geraram nos adeptos portistas na corrente época e ao mesmo tempo referir que o FCPorto ia sofrendo a perda de pontos mais ridícula da época, mas foi o que aconteceu.


Com a equipa que se esperava, descontando a entrada do jovem Miguel Lopes para o lado direito da defesa devido a indisponibilidade de última hora de Fucile, o FCPorto entrou bem no jogo, com Belluschi a dar nas vistas, parecendo disposto a não facilitar contra um adversário que no regresso à I Liga tem sido uma das revelações da época, tendo inclusive conquistado recentemente 3 pontos em Alvalade. Contudo, quando logo aos 1o minutos, na marcação de um livre por Belluschi, o auxiliar de Elmano Santos invalidou um golo a Falcao por fora de jogo duvidoso, estava dado o mote para o que seria um chorrilho de asneiras e dualidade de critérios por parte da equipa de arbitragem.

A dinâmica que o FCPorto apresentou, sobretudo na primeira parte, foi extremamente interessante. Na esquerda Rodriguez, cheio de vontade de mostrar serviço, e Álvaro Pereira, davam água pela barba ao lado direito da equipa adversária, enquanto do outro lado, mesmo sem Miguel Lopes, ainda algo "preso" pela responsabilidade do seu 2º jogo oficial com a camisola do FCPorto, Varela também se mostrava embora de forma mais precipitada e menos objectiva do que o que tem sido habitual. Em suma, pareceu por momentos que o FCPorto estava em campo cumprindo aquilo que tinha sido pedido por Pinto da Costa: o título para Pedroto. Apesar do golo anulado, o FCPorto não abrandou o ritmo e, pouco depois, chegaria mesmo à vantagem por Falcao, beneficiando de uma sobra de um remate em esforço de Belluschi após jogada individual algo atabalhoada de Varela.


Infelizmente, quando se esperava que o FCPorto carregasse em busca do 2º golo, foi o Leiria quem marcou na sequência de um livre indirecto em que Helton fica muito mal na fotografia pela forma como abordou o lance (esperando quando devia ter saído) pois, a partir do
momento em que o jogador do Leiria conseguiu o desvio mesmo que subtil à frente do guarda-redes, este deixou de ter qualquer hipótese no golo. O PROBLEMA é que o marcador do golo do empate estava numa situação idêntica a Falcao, em relação aos defesas, no 1º golo anulado ao FCPorto. Se se poderia desculpar esta disparidade por ter sido avaliada por árbitros assistentes diferentes, o 2º golo anulado a Falcao, novamente por fora-de-jogo, sê-lo-ia por este mesmo juiz auxiliar. Mas as decisões incompreensíveis da equipa de arbitragem não se ficariam por aqui.



O golo do empate teve apesar de tudo o condão de despertar a equipa do FCPorto que se lançou novamente para o ataque e o 2º golo não tardou a surgir através de Bruno Alves num excelente cabeceamento na sequência de um canto. Quando Elmano Santos apitou para o intervalo, o estádio inteiro pensou que o golo do Leiria fora apenas um percalço e que a segunda parte traria o mesmo FCPorto dominador. Puro engano.

No primeiro lance digno de registo da 2ª parte, o Leiria chegou logo ao empate na sequência da marcação de um canto inexistente que resultou num remate forte de Ronny (que é como uma espécie de máquina de disparar bolas de ténis: não se mexe um metro que seja mas, desde que tenha a bola, faz estragos) desviado por Rodriguez o suficiente para não dar hipóteses a Helton.

Assim, contra a corrente de jogo, o FCPorto viu-se novamente empatado e Jesualdo não foi de modas, retirando Miguel Lopes e fazendo entrar Farías. Bastaram 4 minutos para que novamente o FCPorto se adiantasse no marcador, outra vez por intermédio de Falcao. Logo a seguir, Elmano Santos decidiu voltar a borrar a pintura com uma decisão incompreensível, expulsando o guarda-redes leiriense e deixando o FCPorto em superioridade numérica.

Incompreensivelmente, em vantagem e com mais um, o jogo portista tornou-se menos esclarecido e baixou de ritmo, isto apesar de Falcao ter proporcionado ao recém-entrado Hélder Godinho uma grande defesa após remate à meia volta e, pouco depois, ter visto mais um golo ser invalidade pelo árbitro por fora-de-jogo de Farías, outra vez em lance de dúvida.

Quando Jesualdo fez entrar Mariano e Tomás Costa para o lugar de Falcao e Belluschi respectivamente, pensou-se que a história do jogo estaria definida e que se iria assistir a um lento desfilar dos minutos que faltavam até que... Fernando decidiu borrar a pintura com duas faltas no espaço de 2 minutos, a fazerem valer a sua expulsão por duplo amarelo e com a segunda a valer grande penalidade.

Valeu que Helton conseguiu suster o remate de Ronny, segurando assim no limite os 3 pontos de uma vitória mais que merecida mas incompreensivelmente sofrida.

O elo mais fraco foi claramente Elmano Santos como rosto de um trio que acumulou asneiras atrás de asneiras e que, em lances de dúvida decidiu sempre contra o FCPorto, excepção feita ao lance da expulsão de Djuricic. A haver igualdade de critérios, a vitória portista teria sido por 3 ou 4 golos de diferença.


Entretanto...

Continuamos à espera do resultado do processo de Hulk e Sapunaru, castigados desde 22 de Dezembro. Estranha esta justiça, tão célere e branda numas paragens para ser tão lenta e restritiva noutras...

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Auditório José Maria Pedroto

O auditório do Media Center do Estádio do Dragão é a partir de hoje o Auditório José Maria Pedroto. Uma simbólica homenagem mas... chamem-me tradicionalista se eu disser que preferia um monumento a José Maria Pedroto junto ao Estádio do Dragão.

quinta-feira, janeiro 07, 2010

O legado de Pedroto: A primeira final europeia do FCPorto

O "Mestre" encontrou em Pinto da Costa o parceiro ideal para lançar as bases do projecto de um grande FCPorto europeu. Talvez inesperadamente pela precocidade em que aconteceu, o FCPorto conseguiria chegar a 16 de Maio de 1984 à sua primeira final europeia: a Final da Taça das Taças em Basileia onde defrontou a Juventus de Platini (cuspe!), Boniek, entre outros.

Infelizmente, Pedroto já não orientou a equipa neste jogo dado o estado debilitado em que se encontrava devido à doença que lhe haveria pouco depois de tirar a vida.

Quanto ao jogo, a derrota frente à Juventus acaba por ser de pouca monta dada a importância do significado da chegada à final. 3 anos depois o FCPorto teria uma palavra a dizer diante do Bayern no mítico jogo da final da Taça dos Campeões de 27 de Maio de 1987.


"Estebes" entrevista José Maria Pedroto

O, na época, mestre do humor, na sua personagem "Estebes", entrevista o para sempre mestre do futebol.

Para sempre, José Maria Pedroto


25º aniversário do desaparecimento do Mister que mudou o futebol português e estabeleceu as bases para o advento do clube português com maior palmarés internacional.

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Os melhores da década - Votação está a chegar ao fim

Está a chegar ao fim a votação para a eleição dos melhores jogadores que passaram pelo FCPorto entre 2000 e 2009. Quem ainda não votou poderá fazê-lo até sexta-feira. Os melhores, assim como o melhor 11, serão divulgados no próximo Sábado!

Votem já!






terça-feira, janeiro 05, 2010

Taça da Liga - A hora da 2ª linha

A Taça da Liga / Carlsberg Cup é uma competição que definitivamente está longe de ser um objectivo do FCPorto, tendo sido, desde o momento da sua criação, uma competição onde Jesualdo tem dado "rodagem" à segunda linha e aos júniores do plantel. Já na época passada, esta prova serviu para lançar para o palco maior nomes como Ventura, Josué, Diogo Viana, Rabiola e Ivo Pinto.

Nessa óptica não surpreende portanto que na sua convocatória para o jogo de logo à noite, contra o Leixões, o treinador portista tenha deixado de fora da convocatória vários jogadores-chave do plantel. Bruno Alves, Fucile, Rolando, Raul Meireles, Helton e Belluschi ficaram de fora por opção, ausências às quais se juntam as de Fernando, Falcao e Farias por lesão, e de Hulk e Sapunaru pelo castigo a que estão sujeitos desde o célebre caso do ainda mais célebre túnel da Luz.

Numa altura em que a época está a entrar na sua fase decisiva, será vital que os jogadores de 2ª linha se assumam em definitivo como alternativas credíveis para Jesualdo, pese embora, e como aqui tenho defendido desde há muito tempo, o "professor" tenha extremas dificuldades em integrar reforços pois, ou aposta sistematicamente no mesmo onze em competições mais importantes ou então aposta em equipas formadas por jogadores sem ritmo ou sem utilização regular, sem qualquer opção de banco para mudar o jogo caso seja necessário. Daí não ser nada de estranhar que Jesualdo tenha no seu currículo alguns dissabores chamados Fátima, Atlético e Gondomar (embora este último não seja de estranhar, vá).

É certo que a competitividade de um plantel depende primordialmente da qualidade dos elementos que o compõem mas, o segundo factor vital é o ritmo que esses mesmo jogadores têm, factor que deve ser assegurado pela rotatividade dos seus elementos na medida certa. Basta ver a forma como essa gestão era feita por exemplo por Mourinho ou mesmo por António Oliveira, embora este último tenha perdido a dada altura a noção do bom-senso.

O jogo de hoje será pois, como já referi no lançamento deste artigo, um teste aos jogadores menos utilizados que terão aqui uma oportunidade de se mostrarem em competição a adeptos e treinador.

Convocados:

Guarda-redes: Beto, Nuno
Defesas:Álvaro Pereira, Maicon, NA Coelho, Miguel Lopes, Abdoulaye,
Médios: Guarín, Valeri, Mariano, Tomás Costa, Prediger, Sérgio Oliveira
Avançados: Varela, Orlando Sá, Rodriguez, Alex, Yero

Equipa possível:

Beto, Miguel Lopes, Maicon, N.A.Coelho e Álvaro Pereira, Guarín, Valeri e Tomás Costa (ou Prediger), Varela, Orlando Sá e Rodriguez.

domingo, janeiro 03, 2010

Modalidades: Entrada à dragão em 2010

Andebol: FCPorto 32 x 25 Polva Servitti
FCPorto conquista Torneio de Limburg

O FCPorto conquistou o Torneio de Limburg, na Holanda, ao bater na final o Polva Servitti da Estónia por 32 x 25, vencendo já por 17 x 13 ao intervalo. A equipa portista fez o pleno na competição já que, na primeira fase, terminou no primeiro lugar do seu grupo depois de vencer respectivamente os holandeses do Eurotech por 38 x 28, os croatas do RK Porec por 30 x 28 e os noruegueses do Haugaland HK por 30 x 23. Nas meias finais, os dragões voltaram a vencer, desta feita o K-Sports, uma curiosa equipa nipo-coreana.

Os títulos do FCPorto no torneio não se ficam por aqui já que também a nível individual os dragões foram distinguidos, com Filipe Mota e Hugo Laurentino a serem considerados o melhor atacante e o melhor guarda-redes da prova respectivamente.


Basquetebol: FCPorto 77 x 56 Ginásio Figueirense
Dragão regressa às vitórias com o novo ano

O FCPorto venceu em casa o Ginásio Figueirense por um expressivo 77 x 56, num partida onde apenas o 3º período não lhe foi favorável mas ainda assim apenas por 14-16.

Greg Stempin esteve em destaque, sendo considerado o MVP da partida com 15 pontos e 11 ressaltos, um pouco mais que Julian Terrell que registou 10 pontos e 12 ressaltos.

O FCPorto é agora 3º, atrás de Benfica e Ovarense.

Oliveirense 0 x 2 FCPorto - A lei do mais forte



Finalmente cumpriu-se o jogo em atraso entre a Oliveirense e o FCPorto a contar para a Taça de Portugal depois da rábula de exaltação de amadorismo que foi a incapacidade de constatar que o terreno de Oliveira de Azeméis estava totalmente impróprio para a prática de futebol. Na altura foi sintomática a declaração do presidente da Oliveirense que fez questão de recordar que o FCPorto já tinha jogado em terrenos piores como o havia feito em Tóquio em 1987. Foi interessante ver que certas mentalidades continuam presas ao que se fazia há 22 anos atrás.

Seja como for, e voltando ao jogo que infelizmente não tive oportunidade de acompanhar, o FCPorto cumpriu o seu dever (apesar da presença do mestre das Xistralhadas), eliminando o 11º classificado da Liga Vitalis com tranquilidade por 2-0. Desta vez Jesualdo optou por não arriscar, trocando apenas Helton por Beto, e sendo forçado, em virtude das lesões de Farías e Falcao e do castigo a Hulk, a colocar Orlando Sá na frente.

O jovem ex-bracarense poderá ser nesta altura um importante "reforço" até porque, pelo que mostrou até agora, apesar de ainda algo "verde", tem instintos de matador e precisa apenas de ser trabalhado para se poder tornar um caso sério do futebol português.

Quanto ao FCPorto irá agora defrontar o Belenenses no Estádio do Restelo no próximo dia 20 de Janeiro na próxima eliminatória mas, para já, segue-se o desafio com o Leixões a contar para a original Taça da Liga onde Jesualdo deverá fazer várias alterações no onze. Certo é que Fernando deverá ficar de fora uma vez que se lesionou na parte final do jogo de ontem. Tomás Costa deverá ser chamado para substituir o brasileiro mas essa será apenas uma de várias alterações previsíveis.

sábado, janeiro 02, 2010

O treinador da década

Em duas épocas e meia, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira.

Merece sim uma nomeação para a eleição para melhor treinador da história do FCPorto, a par de Pedroto, Artur Jorge, entre outros.

Já agora, vale a pena ver este vídeo a mostrar que nem nas peladinhas, neste caso do staff técnico do Inter, o Special One gosta de facilitar: