sexta-feira, setembro 28, 2007

114 anos!

114 anos de vida do clube português com maior palmarés internacional!
PARABÉNS PORTO!

quinta-feira, setembro 27, 2007

O milagre de Fátima e a heresia de Jesualdo

Pode-se dizer nesta altura que, se foi dito há uns tempos atrás, ganhar é como lavar os dentes, então Jesualdo de vez em quando tem muito mau hálito.

Esta verdadeira vergonha pode ser surpreendente para muita gente mas, posso dizê-lo sinceramente, eu já desconfiava que isto ia acontecer por tudo o que antecedeu o jogo.

Primeiro, foi a aura de "equipa fácil" com que foi rotulada a equipa do Fátima desde que o sorteio desta eliminatória da Taça Carlsberg ou Taça da Liga ou Taça tapa-buracos ou o que lhe quiserem chamar, a colocou no caminho do FCPorto. Desde o início passou-se a ideia de que jogar contra o Fátima seria apenas o cumprir de uma formalidade e que não haveria dificuldade alguma em passar a eliminatória. Logo aí começou a falhar a preparação mental da equipa para esta eliminatória.

Depois, numa tentativa de passar a ideia de que era necessária alguma concentração para superar este jogo, Jesualdo veio dizer que este jogo deveria ser encarado com a mesma seriedade com que se encarou o jogo de Liverpool. Tudo muito bem, não fosse o facto de contra o Liverpool o FCPorto ter jogado com 11 habituais titulares e não apenas com 3 como se apresentou ontem contra o Fátima (e como havia feito contra o Atlético).

Quando o treinador diz que o jogo deve ser encarado com seriedade e ele próprio não o faz, gerando a ideia no subconsciente dos jogadores que para um Fátima em forma e rotinado, um FCPorto B com jogadores que nunca actuaram juntos em jogos oficiais, chega e sobra, o que se pode dizer? Ainda por cima, como disse e bem o Wolverine no post anterior, comete este erro de avaliação e preparação do jogo logo numa eliminatória a uma só mão que antecede outra a duas mãos onde, aí sim, poderia fazer este tipo de alinhamento da equipa porque, aí sim, tinha mais 90 minutos de margem de erro.

O Sr. Jesualdo persiste em cometer os mesmos erros e, se é certo que toda a gente tem direito a errar, não é menos certo que quem erra tem o dever de aprender com esses mesmos erros caso contrário deixamos o campo do humanamente falível para entrar no campo da estupidez pura.

Convença-se Sr Jesualdo que está no FCPorto, um clube de nível superior onde TODOS os jogos são para ganhar. Convença-se que já não está no Benfica, no Braga, na Académica mas sim num clube onde TODOS os jogos são para ganhar e onde os adeptos não estão habituados às derrotas.

quarta-feira, setembro 26, 2007

Fátima-0 / FCPORTO-0 (4-2 Grandes Penalidades)

2º Competição perdida, nem sequer chegamos a aquecer nesta nova competição denominada Taça da Liga, agora o Jesualdo já pode dormir descansado porque já não tem jogos a atrapalhar pelo meio da semana, ele que não sabe gerir os 27 jogadores de um plantel!!! (do meu ponto de vista).
Para entrar com esta equipa ele precisava de os saber motivar, e das duas uma, ou não os sabe motivar ou os jogadores são fracos, eu acho que é maioritáriamente a 1ªopção, pois eu acredito que os jogadores valem mais do que o que mostraram, acho...
Jogadores:
Os razoáveis -> Fucille...+-, Leandro Lima , apesar de perder muitas bolas infantis, +-;
Os Outros... ;
Os Maus, mas mesmo maus -> Lino, sem comentários (ainda falha o penaltie), Kaz (grande estaca!!!, e já sabem para que serve uma estaca???), Mariano (é preciso o que para correr..., e tbm falhou o penaltie), Farias (esteve em campo!!!)
Ou seja, agora Jesualdo já pode dispensar 3/4 jogadores pois já não têm utilidade ficar no plantel, pois não vão jogar...
Vamos ver como corre na Taça de Portugal, mas como este técnico não gosta de competições a eliminar, não auguro nada de bom.
Agora para fazer-mos figuras tristes como esta, mais valia terem feito falta de comparência, que ao menos não se escrevia na história (outra vez com Jesualdo), estes resultados horribilis... (...azia...), sem pachorra para escrever, pensar que perdi duas horas a ver aquela M**** de jogo.
Adenda a esta nova competição:
Depois de ver os regulamentos percebi que o FCP apenas tinha este jogo a disputar a uma mão na casa do adversário, que as próximas eliminatórias e grupos serão a duas mãos, com isto, só me apraz chamar ao Jesualdo "BURRO".
O FCP não é apenas grande porque se contenta com a vitória numa competição, o FCP fez-se grande por ganhar todas as competições em que participa, independentemente se os jogadores que jogam são os titulares ou não, e com (mais) esta mostra de incompetência na gestão do plantel, Jesualdo Ferreira mostra o porquê de não ser o treinador que dá os titulos ao FCP, mas sim o FCP (os melhores jogadores) que dão o titulo ao treinador, infelizmente é assim, quem falha uma vez, pode ser por azar, quem falha duas vezes de forma igual só pode ser Burro.
E convenhamos, Jesualdo gosta de se por a jeito, depois não se pode queixar.

segunda-feira, setembro 24, 2007

Insólito...


Uma primeira página d'A Bola Vermelha dedicada ao FCP em pleno início de campeonato! Está bem que o FCP está cada vez mais longe do Sporting e do Rui Costa mas, estando os adeptos portistas habituados a ver o FCP como tema de 1ª página, apenas quando ganha o campeonato, este acontecimento não deixa de ser insólito.

domingo, setembro 23, 2007

Paços Ferreira-0 / FCPORTO-2

Olé Lisandro, olé...

Lisandro marca, FCP ganha...



Jogo disputado a um grande ritmo, com velocidade, empenho e muita correria, claro que o FCPORTO devia ter sabido gerir muito melhor a bola, mas isso, este FCP de Jesualdo não sabe fazer... Ou seja, foi mais uma vitória QB, com futebol não bem jogado, muita luta, e poucas ideias e principalmente pouca capacidade de depois de fazer o mais dificil, saber gerir e controlar o jogo e o estilo guerreiro do Paços, que lutou bravamente enquanto teve forças (quase os 90m.) e que obrigou os jogadores do FCP a um grande desgaste fisico, veremos como Jesualdo gere o seu plantel para os proximos 2 jogos (Fátima para a Taça da Liga, Fora, e Boavista para o Campeonato, em casa), é preciso saber rodar o plantel nestes dois jogos de forma sábia para não acontecer que um jogador como o P.Assunção saia exausto da partida aos 80m..
A supresa deste jogo foi a inclusão de Edgar no onze titular, e aparentemente Jesualdo ganhou a aposta, pois ao colocar o FCP a jogar em 4-4-2 com Lisandro e Edgar bem na frente, com Quaresma sobre a esquerda e Lucho a descair sobre o lado direito, e com 2 médios mais defensivos no miolo, julgo que no inicio do jogo o Paços de Ferreira não esperava esta táctica do FCP, e foi fruto dessa estratégia que o FCP marcou e chegou ao 1-0, depois disso o FCP continuou a mandar no jogo e por 2/3 vezes poderia ter feito melhor em alguns movimentos ofensivos, mas faltou algo mais, Jesualdo aos 30m. colocou o FCP a jogar em 4-3-3, com Lucho sobre o meio, mas o FCP começava a ter pouca bola e a não criar perigo suficiente para colocar o Paços em sentido.
Com isso e com uma entrada má do FCP e uma entrada muito boa do Paços na 2ªparte, isso obrigou o FCP a recuar e a permitir que o Paços mandasse na partida, pois continuava em grande ritmo e o FCP estava algo ressentido, pois além de Lisandro (que lutou como poucos), Lucho e Quaresma não apareciam no jogo, (lutavam, é certo), mas como tinham pouca qualidade de jogo e passe, não conseguiam desiquilibrar. Ora isto obrigou a que Jesualdo mexesse no onze, tirando Edgar (adequado para este tipo de adversários, muito lutador e a precisar de mais minutos), e a colocar Leandro Lima, para com isso adiantar Lisandro para a frente, colocando Leandro sobre a direita para ver se o FCP conseguia ter mais bola, mas o meio campo continuava a defender cada vez mais atrás e Raul Meireles (algo apagado) cede o lugar a Bollati (jogador mais alto para a batalha aérea), mas com isto o FCP apenas em esporádicos contra-ataques o FCP conseguia ter alguma qualidade e foi num desses lances que o FCP acabou com o jogo, pois com o 2-0 os jogadores soltaram-se mais e passaram a ter mais confiança na vitória, isto porque o Paços lutou bravamente até ao fim, podem até não ter criado verdadeiro perigo, mas com tantos cruzamentos e centros para a área, em lances confusos podiam ter criado perigo real para a baliza de Nuno e um golo perto do fim podia ter causado grande sufoco na parte final, claro que com a lesão de P.Assunção e a entrada de Tarik e o cansaço do Paços, o FCP passou a ter mais bola, ou seja, com a lesão de um jogador defensivo e a entrada de um mais ofensivo obrigou o Paços a não colocar tantos homens na frente e o FCP teve mais 2/3 lances onde poderia ter marcado e ampliar a vantagem. Resultado justo, com uma vitória muito suada, mas merecida, pois dentro do jogo, vulgo "batalha", o FCP foi mais objectivo e com Lisandro em forma em qualquer lugar do terreno, surge esta vitória natural.
Os Jogadores: Nuno, eficaz no cruzamentos e em algumas situações mais apertadas, precisa treinar mais a reposição longa em jogo.
Bosingwa, bem a defender, e a fechar o seu flanco, mas tem de descansar.
João Paulo e Bruno Alves, muito jogo aéreo tiraram da aréa, não cometendo faltas perto da aréa, e eficazes QB, sendo que foi de um lance lutado que Bruno Alves isolou Lisandro para o 1ºgolo.
Fucille, ás vezes era ultrapassado pelo jogo aereo do Paços, a rever este aspecto.
P.Assunção, muito lutou e muito correu, principalmente no periodo em que o FCP perdeu o controlo do jogo, obrigando-o a um enorme desgaste, e por isso se ressentiu na parte final do encontro.
Raul Meireles, um jogo onde apenas se viu a lutar pela bola, com pouco espaço para sair a jogar, desfazia-se da bola com rapidez mas nem sempre bem, a rever.
Lucho, descaido para a direita durante os 30m. iniciais, provocando por isso desiquilibrio no jogo do Paços, mas nota-se que ainda só está a 75% do que se espera dele, ou seja, tem de mostrar mais.
Quaresma, lutador QB para este jogo, a fechar o seu flanco, mas algo desinspirado em alguns momentos, mas noutros , principalmente no inicio, eram dele os passes de possivel golo para Lisandro e Edgar finalizarem á vontade na área.
Edgar, a supresa, jogador de grande porte fisico, jogo adequado para lutar, o que ele fez, nem sempre bem, esteve num lance estremamente perigoso e que obrigou Peçanha á defesa da noite (poderia ter sido o 2-0), no melhor periodo do FCP, bem no auxilio da defesa e a criar perigo na area contrária, com os pés é que precisa evoluir...
Lisandro, O HOMEM DO JOGO que está numa forma espectacular, já leva 4 golos na BWin Liga, e todos de excelente recorte, e sentido posicional, resolveu o jogo em dois lances de forma magistral e deu mais uma vitória ao FCP, afinal o nosso ponta-de-lança já está no onze :).
Leandro Lima, bem no passe de primeira a isolar Lisandro para o 2ºgolo, mais umas quantas faltas sacadas ao adversário, mas ás vezes esse genero de futebol não tem a sequência desejada pela equipa.
Bollati, médio defensivo que entrou para auxiliar a defender e no jogo aereo, esteve bem.
Tarik, não entrou de inicio provavelmente devido a estar no periodo do ramadão e como o jogo começava antes de poder comer, Jesualdo optou por coloca-lo e bem no banco, situação bem gerida.
Pelos resultados alcançados ao fim de 5 jornadas, 5 vitórias, 15 pontos e sendo que o FCP na época passada perdeu 3 jogos, empatou 1, e ganhou o outro contra estes mesmos 5 adversários, devo dizer que até agora Jesualdo tem levado a sua avante, mas é preciso fazer descansar alguns jogadores e começar a rodar a equipa, senão estes jogos intensos e fisicos vão-se pagar caro, processos a rever. + 5 pontos que o Sporting, + 6 que o Benfica, havendo um B-S para a semana esta vantagem só pode aumentar, agora é gerir plantel, entrar motivado e avisado para a taça da Liga, pois é um trofeu que o FCP quer conquistar.
PPPOOORRRRTTTTOOOOOOO!!!!

sexta-feira, setembro 21, 2007

Contas europeias após a primeira jornada

Depois da mediatização e da exaltação do orgulho nacional por, pela primeira vez, Portugal ter conseguido colocar 7 equipas nas provas da UEFA, vamos às contas da primeira jornada:

F.C.Porto: 1 ponto
Sporting: 0
"A Instituição": 0
Braga: 0
Leiria: 0
Belenenses: 0
Paços de Ferreira: 0

Contribuição para o ranking da UEFA: 1 / 7 = 0,14

Motivo mais que evidente para continuar a manifestar o meu orgulho por Portugal ter 7 clubes nas provas da UEFA!

quarta-feira, setembro 19, 2007

FCPORTO-1 / Liverpool-1

Com um FCP a entrar muito forte, com uma intensidade de jogo elevadissima, foi possivel ao FCP encostar o Liverpool ás cordas, e foi com naturalidade que o FCP abriu o activo, depois de aos 3m. Lisandro já ter desperdiçado uma boa ocasião para marcar, e quando aos 8m. Tarik é derrubado na área e Lucho abre o activo, pensou-se que o FCP podia conseguir bater os ingleses, mas o Liverpool reagiu muito bem e começou a ter mais bola e ai o FCP começa a retrair as linhas, os sectores e a permitir que o Liverpool acreditasse porque o FCP depois de estar a ganhar é incapaz de ter a bola, faze-la circular entre os seus jagadores, fazer correr o adversário, e isto continuando a manter um ritmo alto, pois quando os Ingleses compreenderam que se elevassem a pressão no terreno de jogo, o FCP ia passar dificuldades, e experientes como eles são conseguiram isso, é certo que o golo do empate resultou de um livre seguido de um erro individual de um jogador da defesa do FCP, mas notava-se que o FCP sem controlar a bola, mais cedo ou mais tarde ia sofrer um golo e permitir o empate.
Aqui a questão é perguntar o porquê do FCP não conseguir ter a bola mais tempo, pressionar mais alto equipas deste nível, ou seja, para o nosso campeonato chega para ganhar, mas lá fora a conversa é outra, é preciso conseguir criar automatismos, para ser mais fácil criar linhas de passe com progressão, com objectivo de chegar ao golo, mas sem nunca descurar a capacidade defensiva, é necessário que os jogadores evoluam com posse de bola, queiram ter a bola, queiram fazer o 2x1, 2x2 ou 3x2 em espaços curtos para levar vantagem na zona da bola, e isto só treinando intensivamente estes movimentos é possivel criar rotinas, de outra forma, acreditando na improvisação dos jogadores em campo, isso não chega para este nível.
Ou seja, Jesualdo pode gostar de jogar em 4-3-3, mas os jogadores do meio-campo não têm caracteristicas para ter controlo da bola e como as que têm não são adequados a uma equipa que queira ter a bola, mandar no jogo, pois são 3 jogadores defensivos, com tendência de cortar a bola, dar um toque ou dois e passa-la, pois não têm poder de finta, de explosão para criar superioridade no 1x1, ou seja só em triangulações poderiam superar os adversários, falta para este modelo a 3 um jogador com outras caracteristicas diferentes de P.Assunção (só defende), R.Meireles (Pressiona muito é certo, mas não desiquilibra), Lucho (Bons momentos de passe, bom posicionamento, mas é preciso mais...), falta nitidamente um jogador diferente...para o FCP poder ter mais tempo a bola, e obrigar o adversário correr atrás da bola para a equipa poder descansar em campo, pois se o FCP marca ao 10m., passa os outros 35m. a correr atrás da bola, ...não chega!!!, falta classe.
Voltando ao jogo, sentia-se que o Liverpool podia marcar o golo do empate, pois tinha a bola, e quando ele surgiu o FCP sentiu o golpe e não conseguiu reagir, pois só esporadicamente o Quaresma aparecia em jogo, com o Tarik veloz mas inconsequênte, Lisandro lutava de uma forma desigual na frente e aparecia muito nas alas e não na frente.
Ao intervalo, Jesualdo não fez alterações, mas o FCP conseguiu no inicio do 2ºtempo ter mais bola e aparecer mais na frente, mas sem nunca conseguir fechar os caminhos para o falso avançado do Liverpool, Kuyt que aparecia sempre bem nas costas do médios e muitas vezes sem marcação, o que desiquilibrava a equipa em termos táctico.
E como Bosingwa, (amarelado muito cedo e algo limitado fisicamente) estava com um adversário muito dificil (Babel), não conseguia desiquilibrar pela direita, era preciso esperar que alguém conseguisse criar diferença no 1x1, e em campo para isso havia muito poucas hipotese (Quaresma, Lisandro, Tarik...), sem estes aparecerem nada feito, e quando aos 60m., Fucile sofre uma falta que resulta na expulsão do estremo direito do Liverpool pensou-se que o FCP partiria para a vitória, pois com mais um homem em campo, normalmente é mais facil.
Mas ai percebeu-se que o Liverpool recuou as linhas, a linha de meio-campo encostou mais á defesa e o FCP pura e simplesmente não criou lances de perigo em 30m. de jogo (excepção para o lance de Quaresma ainda antes das substituições).
Quando Jesualdo tira um médio (Raul Meireles) e um extremo (Tarik) pensou-se que entrando Farias para a frente, causando o equilibrio das forças, pois mantinha-se Lisandro e Mariano entrava para extremo direito, era possivel criar desiquilibrios na defesa contrária, mas isso não aconteceu, por vários motivos, P.Assunção é um medio defensivo, que não cria desiquilibrios, com a saida de Raul Meireles, Lucho recuou para o lado de PA e Lucho só estava em campo para passar a bola da direita para a esquerda, ou seja, não aparecia na area pelo meio para criar desiquilibrios, com isto e com os extremos bem manietados por um Liverpool que mesmo com 10 nunca se desorganizou e mais habituado a esta intensidade de jogo, os adeptos do FCP depressa perceberam que a estratégia não estava a resultar e aqui a minha critica forte para Jesualdo, se uma pessoa vê que as alterações não estão a resultar, e em 10 m. percebe isso, só tem é de alterar outra vez, modificar, incutir outra dinamica em campo e colocar outro jogador em campo para provocar esses desiquilibrios, não pode é ficar de braços cruzados a ver os jogadores que meteu a não renderem, se não resulta tenta outra táctica, ficar parado é que não, é preciso saber ler o jogo, ora se o FCP tinha os extremos manietados e não conseguia criar perigo pelas alas, mesmo com mais um, só tinha era de tentar desiquilibrar pelo meio, com a entrada de um médio de outras caracteristicas, mas aqui deixo outra critica ao Jesualdo, então convoca 19 jogadores e deixa o Leandro de fora dos 18???, o único 10 que tem esta equipa depois da venda de Jorginho e da dispensa de Luis Aguiar, depois de aparecer +- bem contra o Maritimo, a jogar contra 11, então hoje a jogar contra 10 era o homem ideal para entrar, e já que não estava nos 18, porque não a entrada de Kaz ou Bollati para o meio-campo, que tinham outro poder de jogo aereo, por algum motivo foram contratados ou não??? e com o FCP a ter 10 cantos a favor em quantos causaram verdadeiro perigo???, pois 30m. é muito tempo para estar quieto no banco a esperar um milagre, esperava que Jesualdo tivesse evoluido do ano passado para este ano, mas se continua assim, então não percebe que tem de ser ele a fazer a diferença no banco e a levar o FCP aos titulos e não os jogadores, porque colocar aqueles jogadores em campo qualquer um adepto consegue, a diferença tem de ser nas estratégias, nos pormenores, é aí que o treinador tem de fazer a diferença, como Benitez e Mourinho fazem, ganhar o campeonato em Portugal não é dificil para jogadores daquela qualidade, dificil é po-los a fazer a diferença em jogos grandes na Liga dos Campeões, porque ai a qualidade de cada um não chega e ai o treinador tem e deve de fazer a diferença.
Com isto o empate sabe a pouco e ainda mais triste é ouvir o Jesualdo dizer no final do jogo que contra 10 é mais dificil porque eles fecham-se mais, ... ainda pensei que tivesse ouvido mal, quer dizer, qualquer equipa com menos 1 faz isso, o FCP e o seu Treinador têm de saber lidar com isso, de planear isso, de ter ideia de como ultrapassar isso, já disse várias vezes, não adianta ir para os treinos e treinar a parte fisica, fazer uma pelada, numa equipa profissional e paga a tempo e horas espera-se muito mais, espera-se acima de tudo intelegência, capacidade de ultrapassar dificuldades não quando aparecem, mas preve-las antecipadamente, ou então bastava fazer o que o Rui Moreira disse, se não temos como ultrapassar o adversário porque joga com 10, então vamos tirar 1 jogador de campo e equlibrar o jogo, ... é que ouvir um treinador dizer uma barbaridade destas sem o ver fazer nada para mudar em 30m. o percurso do jogo é triste, assim não Jesualdo, é preciso mais na Liga dos Campeões se queremos chegar longe.

Quanto aos jogadores, Nuno quase não foi posto á prova, não sei se no golo não poderia ter saido á bola, pois vinha algo em voléi, mas como acreditou que o defesa ia tirar não saiu e perante o remate daquela força não tinha já nada a fazer, de resto bem, sem inventar e tranquilo.
Na defesa, apesar do Liverpool não ter atacado muito, houve alguns jogadores que estiveram abaixo do exigido para este jogo, Bosingwa a subir não existiu, muito bem marcado pelo Babel, a defender não comprometeu, mas faltou qualquer coisa. João Paulo não esteve seguro, teve 3/4 deslizes em lances que revelou intraquilidade e para azar um deles deu golo, pois era ele que estava a marcar Kuyt e ele parou qunado viu a bola ir para o segundo poste e esqueceu-se do seu homem a marcar, não sei se estará na hora de ceder o lugar ao Stepanov... Bruno Alves, também não esteve ao nível exigido para este jogo, não comprometeu, mas não jogou bem na dupla com João Paulo perante adversários muito fortes em desmarcações... Fucile, claramente jogador á Porto, nunca virou a cara á luta, apesar de em dois lances se ter "esquecido" da sua posição e ter aberto o lado defensivo dele, ás vezes é pena que não tenha um pé esquerdo, pois consegue chegar á frente mas sem pé esquerdo é mais dificil cruzar, pois tem de voltar para trás e a defesa assim já tem tempo para se posicionar...
Do Meio-campo já disse que como são 3 jogadores muito iguais, ás vezes jogando quase lado a lado, anulam-se e não conseguem criar desiquilibrios, Lucho e Meireles têm de aparecer mais na frente, obrigar os médios contrários a marca-los e ter pedalada para fazerem constantemente o vai-vem de uma área á outra, pois de outra forma não conseguem desiquilibrar.
Quanto aos extremos, com Quaresma a ser cada vez mais individualista e a não perceber o que a equipa precisava dele, ou seja, tem de tentar apenas desiquilibrar em momentos em que está 1x1, não demorar a cruzar ou a passar porquê rapidamente esse espaço onde ele está com bola ficava com 2/3 jogadores do Liverpool, tem de ser mais preciso nas suas acções de forma a poder desiquilibrar, senão vai perdendo auto-motivação e com as coisas a sairem-lhe menos bem começa rapidamente a jogar sozinho e a não correr, nem pressionar, é um aspecto a rever se quer ser melhor do que neste momento é, e claro não pode marcar tudo quanto é livre, canto, falta, porquê se está do lado contrário do campo e precisa percorrer muitas vezes esse terreno, perde forças para quando precisa realmente delas...apesar disso bem em alguns lances. Tarik, lutador qb, ganhou o lance do penaltie e lutou o mais que pode, e justificou perante as opções de banco o porque ser titular no FCP, pode não ser brilhante, mas está com uma vontade enorme de mostrar serviço e justificar o porquê ter ficado no FCP, o que comparando com outros jogadores, merece realce. Lisandro, muito correu durante os 9om., talvez por isso nos ultimos 15m. ter mostrado cansaço, mas sem nunca virar a cara á luta, pena é ter falhado logo aos 3m. um lance de golo quase certo, mas procurou espaço nas alas e quando Farias entrou tentou criar desiquilibrios a tentar vir de trás, mas sem grande sucesso, a rever, mas parece que joga melhor nas alas, e mais á frente onde tem menos pressão.
Mariano, entrou a 30m. do fim com o FCP a jogar 11x10, e equilibrou as contas (ficaram 10x10), pode ser uma critica demasiado dura, mas eu espero muito mais de um jogador que tem cartel na Europa e que está por emprestimo no FCP e por isso precisa de mostrar muito mais empenho e vontade de triunfar, porquê assim traça depressa o seu destino no FCP, tem de melhorar muito. Farias, tentou segurar a bola na frente, para os colegas ganharem espaços e subirem no terreno, nem sempre foi eficaz, o problema é que na área contrária quase não se deu por ele, e se um avançado centro não faz a diferença na área adversária, então está tudo dito... a rever.
Sendo assim conquistamos um ponto ou perdemos dois???, a meu ver é mais a 2ªopção, principalmente porquê ao obrigar-mos o Liverpool a cometer erros e a ficar com 10 a 30m. do fim, essa foi uma hipotese desperdiçada pelo FCP para vencer e iniciar bem a campanha Europeia, agora é preciso nos próximos 2 jogos fora não perder e se possivel vencer um dos jogos para depois em casa dar-mos o passo certo rumo aos 8ºfinal, objectivo plausivel e ao alcance neste grupo pelo FCP.

sábado, setembro 15, 2007

FCPORTO-1 / Maritimo-0

Lisandro marca e FCP na liderança isolado.

"Um Jogo Tipo do FCP", J.Ferreira jogando em casa contra equipas que vão para defender em primeiro lugar o resultado de 0-0, (apesar da excelente réplica do Maritimo), e jogando com um meio-campo de 3 médios de segurança, onde nenhum deles teve rasgos acima do normal, ou seja, circulação, tentativa de desmarcação, passe de bola ao 1º ou 2ºtoque, mas sem irem para o 1x1 para provocar desequilibrios, ficando por isso um jogo muito fechado, muito táctico, como Jesualdo gosta, mas dúvido que os adeptos gostem, tal como eu, fiquei contente com a vitória, mas falta qualquer coisa a esta equipa, talvez a colocação na equipa de um jogador como Leandro Lima a nº10, ou jogando ai Lisandro nas costas de um avançado, com 2 extremos bem abertos, já aqui tinha referenciado essa hipotese, de a equipa entrar mais ofensiva do que o normal, com o intuito de resolver mais cedo a partida.
Neste modelo 433, o que podemos esperar senão um jogo chato, porque o Maritimo, apesar de terem jogado bem, o seu primeiro objectivo era de não deixar jogar o FCP, por isso tem de ser o FCP a imprimir diferentes ritmos, diferentes atitudes, com controlo mais do jogo, ás vezes sem tanta correria, mas com mais acerto no toque de bola, pois durante a 1ªparte houve demasiadas perdas de bola no meio-campo, e como os extremos estavam bem marcados, a bola não chegava ao Lisandro, que estava desamparado, sem companhia no ataque, pelo menos que desse para criar real perigo.
Foi preciso esperar pelo Intervalo para acontecer a habitual (para estes tipos de jogos) mexida na equipa, colocando Lisandro no apoio directo ao recem entrado Farias para a area, com Quaresma na esquerda, libertando Bosingwa para todo o corredor direito em movimentos ofensivos, e foi num lance em que o FCP dominou e trocou a bola desde o meio-campo, desde a esquerda até á direita, e onde Bosingwa cruzou para os dois homens na area, sobrando a bola para Marek Cech, cruzar no imediato para um Lisandro sem marcação fazer o golo da vitória, que diga-se é justa, mas sofrida, ou seja, um lance onde o FCP estava a jogar com os laterais bem ofensivos, com um bom controlo do jogo, pois com 3 médios posicionais permite-se jogar assim.
Depois do golo, o FCP volta novamente ao 4-3-3 tipico, com Lisandro a fechar na direita e apenas com a entrada de L.Lima é que o jogo sofreu uma alteração táctica, pois ele coloca-se nas costas do avançado, deixando o meio-campo para 2 elementos e tentando provocar desiquilibrios, mas nem sempre bem sucedidos e ao perder a bola deixava o meio-campo algo fraco, pois o Maritimo colocava sempre dois alas bem abertos, o que provocava descordenação na defesa do FCP, claro sem nunca o Maritimo mandar ou até controlar o jogo.
Com isto, o jogo foi-se arrastando até ao fim, sempre com um pouco de receio que num lance furtuito o Maritimo marcasse, sendo que também o FCP teve várias ocasiões onde podia ter definido melhor e criar outro perigo, mas hoje as coisas não saiam bem a alguns jogadores...
Agora é preciso é J.Ferreira saber gerir o plantel para não desgastar muito sempre os mesmos, pois o ano ainda agora começou, e terça já ai vem um jogo muito complicado e importante.

Apenas algumas notas sobre os jogadores:
Nuno, excelente defesa que evitou o empate.
Bosingwa, alguns cruzamentos falhados, mas sempre o mesmo jogador sempre pronto para um vai-vem desgastante.
João Paulo, hoje teve alguns momentos de tremideira.
Bruno Alves, pareceu-me que nalguns lances podia ter optado por outras soluções.
Marek Cech, bem no cruzamento para o golo, mas ás vezes a defender saia muito da sua posição.
P.Assunção, naquele terreno que é o dele, poucas vezes deu hipotes, quando deu, tinha de fazer faltas pergiosas, pena é que não alargue o seu território.
Lucho, muito preso a uma táctica, sem rasgos de maior.
Raul Meireles, idem idem, como Lucho, muita correria, pas pouca produtividade com bola.
Tarik, hoje não estava a carburar, e por isso a sua normal substituição, apenas bem num excelente movimento dentro de area que quase dava golo.
Quaresma, algo desinspirado, há dias assim, nem quando tentava rematar mais no meio, os lances saiam bem.
Lisandro, metido entre os centrais na 1ªparte, sem espaço para jogar, apenas na 2ªparte, com outros espaços para pisar conseguiu fazer a difernça que é necessária para jogos assim, o golo é dele.
Farias, teve mais companhia, veio atrás buscar jogo, mostrou promenores interessantes, tem de continuar a evoluir e a entrosar-se com os colegas.
Leandro Lima, jogador de fino retoque técnico, mas ainda com algumas limitações, tem de saber libertar melhor a bola, tal como Farias, necessita de um melhor entrosamento.
Bollati, entrou tardiamente e num momento complicado, em que era marcado um livre frontal contra o FCP, a rever...
FORÇA FCP para o Liverpool...
Nota de destaque:
Raguebi, hoje vi partes do jogo entre a selecção de Portugal e os All-Black, só posso dizer que os outros parece que têm força sobrenatural, tal a potência que empregam em cada acção, obviamente, Portugal não teve hipoteses, mas mesmo assim, aquele ensaio conseguido fruto de um extraordinário empenho e força de vontade foi espectacular, só mesmo comparado á emoção e ao apoio com que o público no estádio brindou a nossa "amadora" selecção. Os meus parabéns.

quinta-feira, setembro 13, 2007

Este Scolari é só rir !!!

Scolari dixit : "Eu não toquei num cabelinho dele"..., e não é que tem razão o chefe, falta dizer que não tocou porquê a reacção do jogador Sérvio foi muito boa, ao contrário da reacção de impotência de Scolari no banco com a sua equipe...
Antes de comentar a classificação, devo dizer que nunca gostei da maneira como Scolari tratava os portugueses, sempre como se fosse superior por já ter sido campeão do mundo pelo Brasil, ou fruto da sua personalidade, aquando do Euro 2004 disputado em Portugal, e nos jogos de preparação, aquilo que mais me chamou a atenção era o modo de como ele mandava nos jogadores, sem lhes explicar o porquê de umas vezes os convocar, outras não, ou seja, dispondo como se fosse algum especialista na matéria, lembro os mais esquecidos que Scolari só começa a ter exito quando pega nos 5 portugueses da equipa do Mourinho, Campeão Europeu FCP e os põe a jogar, é que a selecção arrebitou e chegou até a final, conseguindo ai a proeza de perder em casa um titulo quase certo fruto da inabilidade de Scolari ver em campo os pontos fracos do adversário, pois é algo que ele não sabe, pois se a unica coisa que faz é gozar o ordenado milionário que todos os portugueses lhe pagam...
E em 2006, no Mundial, com um lote de jogadores em excelente forma, consegue um 4ºlugar.
Podemos dizer que não foi mau, também acho que não, ou seja, um 2ºlugar no Europeu e um 4ºlugar no Mundial, não está mal, mas será que com outro treinador não se teria conseguido mais, e essa duvida vai sempre ficar...
O que não fica bem é o modo de como Scolari trata os jogadores, "quem não está com ele é contra ele" e é tratado como inimigo, ou seja, á boa maneira da ditadura, assim exclui sem nunca se justificar jogadores como Vitor Baia, João Pinto, Sergio Conceição, Costinha, Maniche (um ano depois regressa), entre outros..., e pior do que tudo cria na selecção uma especie de Coutada, onde os jogadores nas entrevistas só podem ser a voz do dono, isto num pais que não fosse Portugal, era outra história, assim...
Quero também destacar o modo em como ele gere um jogador em particular, Ricardo Quaresma, para o Mundial 2006 não o levou, e apenas na vespera do inicio do Euro2006 Sub-21 faz esse anuncio, desmoralizando assim o jogador, tendo dito que ele era o "chefe" de todas as selecções, mas depois não se responsabiliza pelo insucesso dessas mesmas selecçoes de sub-21, sub-20, entre outras, ou seja, desde que Scolari chegou á Selecção AA, a cadeia de ligação entre os juniores e o modo de gerir jogadores jovens para aproveitar nos "AA" ficou uma bagunça...e desde logo comprometida uma sequência lógica de resultados positivos nas selecções, como se tem visto...
Enfim, com este empate e depois dos dois empates no inicio desta epoca, só nos resta, a nós adeptos, esperar que os jogadores queiram realmente estar no Europeu, pois de outra forma não vamos lá estar de certeza absoluta, e digo, os jogadores, porquê acredito que com a qualidade destes jogadores e como apenas faltam 4 jogos, acredito que se vão centralizar no objectivo e alcança-lo.
Isto porquê com este treinador não vejo neste momento nenhum futuro positivo, ou seja, em principio, em condições normais, Portugal vence os 2 jogos fora contra as duas ultimas selecções do grupo, e vence os dois jogos em casa contra Arménia e Finlândia e consegue o apuramento em 2ºlugar ou até 1ºlugar devido aos confrontos directos entre as outras selecções.
E esta sina de voltar á calculadora, com jogadores deste nível é muito mau, pois como esta selecção não tem lideres naturais em campo para se fazerem respeitar torna tudo mais dificil, claro que tudo seria mais fácil se o Selecionador não tivesse baixado a fasquia ao dizer que bastava Portugal ganhar em casa e empatar fora para se classificar, é que as outras equipas também sabem fazer contas, chefe...
Mas e depois, como será no Euro2008???
Com Scolari a ser o principal desestabilizador da selecção neste momento, será que ainda tem margem de manobra perante este incidente gravissimo (tentativa de agressão) a um jogador, ele que na conferência de imprensa nem sequer se desculpabilizou, nem que fosse pela tentativa de agressão, ("Ai não, estava só a tentar tirar dali o sérvio que ia bater no Quaresma"), mas alguém viu esse filme, só mesmo na cabeça dele.
É que chegando ao Euro, aquilo que podemos esperar unicamente é uma equipa em 4-3-3, se os jogadores lá chegarem em boas condições fisicas e mentais até se faz um bom Euro, mas em caso de estarem apertados, Scolari não tem outra estratégia, em campo é demasiado lento nas substituições, não tem um 4-4-2 mecanizado para eventuais problemas, resumindo, anda ele a ganhar o que ganha e se calhar ao fim de 6 anos em que treina uma equipe recheada dos melhores jogadores vai sair daqui sem nenhum titulo, e ai no final, será pouco o que terá feito por Portugal, muito pouco...
E á imagens que nunca se esquecem...

quarta-feira, setembro 12, 2007

II Liga Zé do Boné - Betadine

Encontram-se abertas as inscrições para a II Liga Zé do Boné / Betadine com início a 18 de Setembro.

Regulamento:

1 - Qualquer pessoa pode participar
2 - Este ano há prémio para o primeiro classificado

Para se inscreverem registem-se no site http://pt.uclfantasy.uefa.com/ e, depois de escolherem a vossa equipa, introduzam o código da Liga: 30180-6420

Boa sorte!

sexta-feira, setembro 07, 2007

Bilhetes para o FCPorto x Liverpool


Fonte: www.fcporto.pt

O 4-3-3 de Jesualdo Ferreira e os Jogos

Jesualdo opta por este esquema táctico no FCP, pois tem bons interpretes para esta filosofia de jogo, Centrais fortes, e bons a fechar pela lateral, proporcionando assim aos Laterais uma subida constante, pois estes têm a certeza que no centro do terreno estão médios de uma elevada cultura táctica, o Trinco Clássico sabe preencher muito bem o espaço central á frente dos centrais, para com isto num esquema (ainda não de muita pressão á frente) proporcionar a que os médios laterais possam ocupar espaços mais á frente e tentem visar (seja por remates de longa distância, seja por entradas na área) a baliza adversária, e com extremos bem abertos consegue ao estilo de Jesualdo colocar a bola na frente sem grandes passes de bola a meio-campo, ou seja, com 2/3 passes a bola chega depressa aos extremos para estes desiquilibrarem perante o lateral contrário, e colocar a bola no avançado (móvel) que normalmente as suas equipas têm, e que joga com o objectivo de tabelar com os colegas de trás para criar espaços para a entrada dos médios na área.
Começo por este pequeno texto para dizer que é assim que eu entendo que J.Ferreira tem neste momento a equipa do ano passado estruturada, ou seja, ele nestes primeiros 4 jogos optou por dar sequência, para mim lógica ao trabalho positivo que lhe deu o titulo a época passada.

Assim, os chamados reforços não jogam?
Jogam, mas se em teoria e na práctica a equipa está bem, para que alterar tudo só porque os críticos (Miguel Sousa Tavares) são impacientes, é preciso ver que dos jogadores que se transferiram e muito bem, fizeram-se excelentes negócios, (a utilização desse muito dinheiro é outra conversa...!!!), e outras cedências ou emprestimos foram de jogadores que no ano passado eram da décima quinta a vigesima sétima escolha, ou seja, este ano iriam ter mais um ano de banco ou bancada, pois se o esquema é o mesmo, o treinador o mesmo, acham realmente que era benéfico ter o Ibson, Vieirinha, Renteria encostados...??? Eu acho que não, pois são jovens e precisam jogar para evoluirem e por isso concordo com o seu empréstimo para ganharem ritmo de jogo e voltarem mais adultos para o jogo.
Em relação ao Jorginho, apenas um bem-haja pela sua postura nos anos que esteve no FCP, excelente, talvez pudesse ficar mais um ano, mesmo a jogar pouco, a qualidade está lá...e já conhecia bem o esquema.

E com estas saídas dos menos utilizados, era necessário reforçar a equipa, principalmente de jovens, e isso foi feito, são vários os exemplos (Stepanov, Bolatti, Lima, Edgar...), de jogadores mais experientes (Lino, Kaz, Mariano, Farias...), agora o que falta para jogarem???
Compreender como é o FCPORTO, compreender o modelo táctico no qual vão ter de jogar, perceberem que com a entrada que aos poucos vão fazendo na equipa vão percebendo melhor a forma de jogar de cada um dos novos colegas (e isto vale para os mais antigos e para os novos na equipa), ou seja, a criação de automatismos que mesmo muito trabalhada e ensaiada nos treinos, é preciso ver como resulta perante adversários no campo de jogo, com todo o stress competitivo que isso acarreta e obviamente, a responsabilidade de jogar num clube onde TODOS os jogos são para GANHAR e NUNCA se pode baixar a guarda (com tantos detráctores que para ai andam...), ou seja, Futebol colectivo não é como o Fifa2007, onde basta colocar o FCP a jogar para limpar aquilo tudo :).

É necessário acima de tudo, TEMPO e paciência, e claro, muito trabalho, esforço e dedicação por parte dos atletas e equipa técnica para a compreensão uns dos outros dar frutos o mais depressa possível, claro que se os primeiros 3 adversários não tivessem sido Sporting (2 vezes, neutro e casa), Braga (Fora) e Leiria (Fora), jogos que o FCP perdeu o ano passado, e tivessem sido, com todo o respeito, o Benfica, o Setúbal, ou outros..., aí os reforços já poderiam entrar mais cedo na equipa...

Em relação aos jogos, depois do desaire na SuperTaça perante o Sporting (é a cruz do FCP nesta competição, mas a interpretação do arbitro no lance do Tónel foi errada, e ai não sei não...), exigia-se que o FCP reagi-se e entrasse á CAMPEÃO, e obviamente, o melhor jogador (para mim) do FCP, Ricardo Quaresma desiquilibrou e fez 2 magnificos golos em Braga, proporcionando uma excelente vitória, e com o plantel que tem o Braga, não sei quantos lá irão roubar pontos...!!!
No 2ºjogo, contra o Sporting em casa, mais uma manifestação de superioridade por parte do FCP, como demonstram as analises á posterior do jogo feita pelos analistas desportivos, com o qual eu concordo, pois se qualquer equipa conseguir anular os dois avançados ao Sporting, estes ficam sem grandes opções para poderem relamente desiquilibrarem e a menos que surja um excelente remate de longa distância, (como na SuperTaça), o Sporting perde o seu fio de jogo, causando por isso menos real perigo, apesar de ter a bola, e como o FCP conseguiu isso (nos dois jogos), foi com naturalidade que venceu em casa fruto de um lance raro no futebol moderno, mas ainda assim, válido e como muitos comentadores disseram, que resultou de um erro do guarda-redes e que foi admitido pelo próprio Paulo Bento.
Perante esse lance especifico, apenas um pormenor; Ouvi um comentador dizer que o arbitro antes de conhecer as regras deve conhecer o espirito do jogo para o qual vai ditar lei, e perante isto, nessa ideia, para mim é perfeitamente legitimo que o arbitro tivesse apitado para a marcação de livre indirecto por considerar um passe/corte/atraso ao guarda-redes e terá sido essa ideia que terá levado o arbitro a apitar, pois vê Polga passar/cortar/atrasar a bola para Tonel, este deixar a bola ir para o G.R. e este agarrar a bola, isto sempre com Postiga a perseguir o esférico, ou seja, em vários momentos estes 3 jogadores do Sporting podiam ter tido outra opção, mas não..., optaram sempre por fazer anti-jogo e ai o arbitro terá considerado passe intencional ao G.R., eu digo que se o arbitro não tem marcado falta, também não me escandalizaria, porque realmente, esta é uma lei que para mim é de dúbia interpertação e pode levar a várias opiniões, e por isso o bom senso aconselha o G.R. a dar um chutão na bola para evitar males maiores, até Paulo Bento percebeu isso no calor do momento, e ainda oiço para ai muitos Sportinguistas que julgam que são um clube á parte, enfim, mentalidades...(já nem se lembram do lance há uns meses do Polga sobre o Pepe)...
Ainda assim, neste jogo, destaco Tarik que durante a 1ªparte foi uma gazela e provocou estragos na defesa adversária e em vários lances partiu aquilo tudo, para a 2ªparte era necessário mudar (estava 0-0) e a sua saida indica novamente que Jesualdo não prescinde do seu 4-3-3 com os seus homens de confiança, ou seja, podia ter alterado para 4-4-2, com alas abertos e Lisandro nas costas de Postiga, mas até aqui mostra a sua "teimosia" em manter-se fiel ao 4-3-3 prescindindo do melhor jogador da 1ªparte, mas quem sairia então??? Lisandro...Quaresma...Lucho...Meireles, pois, dificil escolha, pelo menos para já, lá mais para a frente com os reforços e os muitos jogos nas pernas, outra história seria... O que valeu foi os 3 pontos que nestes jogos são ainda mais fundamentais, pois são perante adversários de valor.
Para o 3ºJogo na Liga, em Leiria, uma polémica sobejamente realçada pela comunicação social (é o hábito deles, o NOSSO é GANHAR :) ), o não adiamento por parte do FCP da partida em virtude do Leiria ter ido excursionar a Israel (acho), (e mais um clubezito a estragar o coeficiente dos pontos, este ano são 7, mas para quê???), e não ter requirido em tempo util á Liga de clubes o pedido desse adiamento, ou seja, o FCP profissional teria de se sujeitar ao amadorismo dos outros, era só o que faltava... Pode-se dizer que o FCP podia ter facilitado e tal, e á boa maneira do Português, as coisas resolviam-se, mas o FCP só é grande na EUROPA porque é profissional e cumpridor, há quantas dezenas de anos anda o FCP a jogar há Quarta e ao Domingo, ou seja com os mesmos intervalos de 72 horas horas entre os jogos, as vezes menos, então e o realce a isso, ninguem faz, os jornalistas para isto e a politica editorial de muitos Rádios e Televisões, já para não dizer jornais (ou pasquins...!!!), enfim, cada vez me convenço mais que anda para ai tanta gente enganada, mas tantos, mas depois percebo que é assim que eles andam bem, a viver de ilusões, sem perceberem como são enganados,... e assim chego á conclusão que uma primeira página do jornal Record sem aquela forma de ser nem piada metia, os outros têm matadores, nós temos ajudas, enfim, é só rir...
Mas indo ao jogo, o FCP venceu sem espinhas um clube que não tem estaleca para 2 jogos numa semana, e por isso, se quando Tarik faz o primeiro, e ai já deveria ser o segundo, pois aos 3 m., o fiscal de linha não teve a percepção correcta do lance do golo do Bosingwa (que andava ele ali a fazer...???), ou seja, aos 35m., o FCP faria o 2-0 e teria morto o jogo e ainda mais o Leiria, assim, só com o golo de Lisandro o FCP resolveu o jogo, apesar de ser um bom golo não deixa de ser na sequência de um (novamente) mau julgamento do assistente e também do arbitro (que estava mais perto, mas ainda assim deveria ter acompanhado melhor o lance),... foi um jogo sem história onde o facto a salientar é a falta de intensidade com que se joga em Portugal, ou seja, se o FCP tivesse jogado com a mesma intensidade com que o Liverpool jogou nos 6-0 ao Derby (ultimo classificado da Liga Inglesa), acredito que o Leiria não sairia dali sem pelo menos outros 6..., e isto sim, interessa realçar pois isso já trás beneficio ao futebol português, perceber o porquê da baixa intensidade de jogo, talvez a resposta esteja nas outras equipas, pois eu acredito que o FCP tem jogadores de grande qualidade para jogarem a alto ritmo, como se prova nas transferencias que o FCP faz para esses campeonatos, mas como não é necessario elevar a intensidade para se dar 3..., para que se cansarem..., mas aqui eu culpo principalmente os treinadores das equipas médias e pequenas, pois eles sabem que se elevarem o ritmo de jogo, a hipotese dos seus jogadores cometerem erros é maior, logo eles preferem ter o jogo em banho-maria é espera que o chamado grande não acorde para o jogo e não o resolva mais facilmente, quantas vezes nas entrevistas pré-jogo não se ouve o treinador dizer que o que interessa é acalmar o jogo, não sofrer nos 15m iniciais e arrefecer os impetos, enquanto a mentalidade for essa, cabe aos grandes, neste caso, ao FCP entrar com ritmo altissimo e assim resolver a partida cedo e se possivel, preparando intensidades altas, continuar assim até ao fim do jogo.

E voltando ao 4-3-3, Jesualdo consegue neste modelo ter proveito, 4 jogos dificeis, 3 vitórias, 1 derrota, ainda que com os jogadores da epoca passada, agora há que saber gerir os novos tempos, 2 jogos por semana em vez de apenas 1, esse vai ser o desafio e para isso é necessário que os novos nesta paragem das seleções percebam o desafio que também a eles lhes é proposto, dignificar e ganhar com a camisola azul e branca vestida.

Mas e onde entram os Reforços???
Nuno (ele que até é um campeão do mundo) demonstrou na pré-época que o nome de Helton não o assusta e em Leiria esteve impecável, ou o Lateral Lino (que apesar da vocação ofensiva para alguns jogos, tem pela frente uma enorme dupla concorrência), ou Stepanov (O Capitão P.Emanuel não dá hipotese, mas será que tem pernas para tantos jogos e ainda há J.Paulo que esteve impecável em Leiria).
E Bolatti (até quando estará a "aprender" com P.Assunção, será este um dos casos em que o discipulo ultrapassa o Mestre, potencial aparenta ter), e o médio "lateral" criativo, será que cabe no 4-3-3 ou só num esquema de 4-2-3-1, o famoso nº10 (Leandro Lima que ainda parece verde), e Kaz (que tem á sua frente Lucho, classe pura, ou Meireles, o melhor em termos fisicos neste momento), e Castro, será que evolui só a treinar com os melhores, mesmo sem ritmo, pois não jogando não evolui???
Mariano (parece pesado e ainda estranha as movimentações dos colegas), será que tem lugar no onze e quem sai???, e na Frente, Farias, Edgar, Rui Pedro (tantos para o Lugar do Adriano), e ainda falta o Ex-Proscrito Postiga, muita luta para um só lugar ou dois, se Jesualdo assim o quiser.
Ou seja, Plantel vasto em qualidade e opções, agora falta que Jesualdo perceba que em 1/3 dos jogos na totalidade (espero eu de +- 50 jogos) pode começar de inicio em 4-4-2, seja com o 4 em Losango, seja com o 4 com extremos puros e bem abertos nas faixas, pois com bons trincos que tem no Plantel, bastará colocar um médio de transição ao lado e jogar com um DEZ nas costas do avançado com 2 alas para assim ter logo uma opção válida e perfeitamente plaúsivel para o campeonato interno que temos e mesmo um ou outro jogo da Champions, podendo o DEZ se L.Lima, ou mesmo Lisandro, pois há muitos jogos em que vale mais começar a arrriscar cedo do que só na parte final dos jogos, isto claro, sabendo de antemão que o 4-3-3 é o previsivel, mas é sempre bom 3/4 alternativas pensadas, pois eu acho que os jogadores para o que ganham têm mais que obrigação de estudarem o futebol tácticamente e perceberem em campo a melhor maneira de ultrapassar o adversário sem ser preciso o intervalo para o treinador corrigir (ou não) posições dentro do campo, aqui sou directo e acho inadmissivel que um jogador de um clube como o FCP entre em campo sem se preparar animicamente, tacticamente e estrategicamente para o seu jogo sem conhecer como joga o adversário, é que isso de esperar que o treinador faça a papinha toda não pode ser, têm de ser mais dedicados, e volto a realçar, neste aspecto, para o FCP continuar na Vanguarda dos titulos deve "ensinar" os seus atletas a estudarem o adversário, primeiro sozinhos, depois em conjunto e chegar a conclusões objectivas e claras, pois só assim podem evoluir "estudando", porque não é apenas ir para os treinos, fazer os exercicios tecnico-tacticos, jogar um pouco, e correr que se evolui, aqui realço a presença de um tecnico holandês nos juniores, pois sabe-se como eles são metódicos (como Mourinho, ou onde acham que ele foi buscar o seu perfil), e um jogador que ganha milhões tem de mostrar intelegência, e não apenas esforço.

Perante isto, e depois do inicio prometedor do FCP, cabe ao Jesualdo ter a intelegência de colocar o FCP a jogar bom futebol, com o plantel de qualidade por ele escolhido e obter resultados, ou seja, TITULOS, pois neste clube só isso os pode CONSAGRAR para a história, o resto que fique para os da segunda circular se entreterem...ou para os jornais, tvs e radios venderem...

PPPOOOORRRTTTOOO!!!!