quarta-feira, dezembro 28, 2005

Fenómenos paranormais

Se for verdadeira esta história demente do FC Porto andar atrás do Moretto quando tem os dois melhores guarda-redes do campeonato no seu plantel, e ainda o futuro melhor emprestado ao Estrela, e se for verdade também que não vamos arranjar, no mínimo dos mínimos, um defesa-direito de jeito (e isto já é pedir de menos), reservo para mim o direito de concluir que na SAD portista não se trabalha de forma a salvaguardar os interesses do clube. Não sei o que pretendem eles, não sei não.

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Qualidade informativa by "A Bola Vermelha"

E agora um post que nada tem a ver com futebol:


Foi esta a prenda de Natal com que o jornal "A Bola Vermelha" brindou os seus leitores no seu site referindo uma possível transferência de um jogador do actual plantel encarnado.

Fica a dúvida se o Benfica vai delapidar o Gil Vicente para depois emprestar o jogador ao Belenenses ou se o Carlitos do Benfica (isto parece um bocado abichanado, tal como Pedrito de Portugal...) que vai para o Belenenses tem frequentado o mesmo salão de estética do Michael Jackson.

Este jornal nunca pára de me surpreender...

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Vit. Guimarães 0 - FC PORTO 2

Não vi o jogo.
Consta que houve um grande golo do Quaresma. E eu, que disse as piores coisas dele a época passada, agora tenho o maior gosto em dobrar a língua.
Vamos ser campeões nacionais e para o ano vamos conquistar a Europa.

p.s. - desculpem lá, mas hoje, para variar, apetece-me ser optimista.

AMO-TE PORTO

Beleza...


Hoje não foi do mesmo lado mas tanto faz. Fica este e não faço mais comentários nenhuns ao jogo. É brilhante, é fantástico, é português e é nosso! Grande Quaresma!

PS - Svärd, os teus rins já foram encontrados e estão na portaria do Afonso Henriques. Assim que puderes passa lá para os levares para casa.

imagem tirada daqui

quarta-feira, dezembro 21, 2005

O(s) melhor(es) do ano? Sim, é(são) nosso(s)


O melhor golo do ano de 2005 para a Eurosport foi a obra de arte de Ricardo Quaresma no jogo contra o Rio Ave (3-0).
O segundo melhor? A bomba de Hugo Almeida em San Siro.




Obrigada.




Citando O Jogo:

" O canal televisivo de desporto Eurosport elegeu o golo com que Quaresma abriu a vitória por 3-0 sobre o Rio Ave, no jogo da 3ª jornada do campeonato, como o melhor do ano de 2005 na Europa. Um remate de trivela que bateu Mora quando o cronómetro já jogava a favor do empate pretendido pelos vila-condenses. De resto, o segundo lugar do pódio também é ocupado por um portistas, Hugo Almeida, distinguido pelo golo de livre marcado ao Inter de Milão no Estádio de San Siro. Um tiro violentíssimo, que percorreu os mais de 35 metros até à baliza de Júlio César numa fracção de segundo que não deu tempo para o guarda-redes reagir. Dois grandes golos que recebem agora o devido reconhecimento internacional e que se cotam à frente de alguns dos grandes artistas do futebol europeu como Ronaldinho, Lampard, Robinho ou Eto'o num programa que fez uma selecção dos 50 melhores golos do ano. "

terça-feira, dezembro 20, 2005

O meu onze ideal do ano 2005

Este é para mim o onze ideal em 4-3-3 no que diz respeito aos jogadores utilizados ao longo de todo o ano de 2005.

Guarda-redes: Vítor Baía, simplesmente o melhor guarda-redes português da actualidade e um dos melhores de todos os tempos;

Defesa direito: Entre todas as adaptações e experiências, Seitaridis foi para mim um gritante caso de sub-aproveitamento desportivo. PAra mim, foi um dos melhores defesas direitos que já passaram pelo clube mas por cansaço, lesões e sumaríssimos estranhos, só a espaços demonstrou o seu real valor. O dinheiro acabaria por falar mais alto e despachámos Seitaridis em troca de um... Sonkaya comprado em saldos.

Defesas centrais: A melhor dupla deste ano: segurança, garra, vontade, entendimento. Embora tecnicamente deficitários, foram um exemplo e uma voz de liderança para os mais jovens. Jorge Costa ficará para a história como um digno sucessor de João Pinto. Até sempre Capitão!

Defesa esquerdo: claramente o sector mais frágil da equipa. Entre Leandro, Areias e César Peixoto, escolho o menos mau uma vez que tem uma grande contribuição na manobra ofensiva da equipa. Talvez em 2006 aqui figure Marek Cech mas não jogou ainda tempo suficiente para que eu possa apreciar o seu valor.

Trinco: Costinha, o Ministro! Com ele o meio campo ficava logo com outra arrumação. Foi um bom negócio para a SAD mas... deixa-me saudades. Paulo Assunção parece ser um excelente sucessor.

Meio campo: Com um Maniche que esteve sempre em sub-rendimento, Lucho Gonzalez ganha o lugar de caras por aquilo que tem feito (e bem!) neste final de ano. Ao seu lado, Diego perfila-se como um sucessor de Deco mas tem primeiro de ganhar rigor táctico e tem também de aprender a defender. Teve grandes pormenores na época passada e parece apostado em fazer melhor esta época. É provavelmente o jovem mais promissor do plantel. Neste meio campo, Ibson também poderia ser titular por troca com Diego, sendo um médio mais combativo mas com uma forte penalização: não sabe rematar.

Ataque: Lisandro, o novo "Ninja", tem revelado uma vontade enorme de triunfar fazendo jus às suas palavras publicadas na imprensa aquando da assinatura do seu contrato: "Vou-me matar por esta camisola".

Do outro lado, o novo Quaresma tem impressionado pelo seu recém descoberto rigor táctico e súbito espírito de equipa que vieram dar uma utilidade ainda maior aos seus pormenores mágicos em prol da equipa. Se no ano passado valeu vários pontos à equipa, este ano está a assumir-se como uma referência incontornável.

Ao meio McCarthy tem o meu voto. Certamente não pelo que fez de Agosto até agora, um golo contra o Belenenses, mas por ter sido na época passada o único jogador capaz de fazer a diferença no ataque. Não fossem os irritantes sumaríssimos e poderia ter feito muito melhor é certo, mas deu bastante ao clube e isso não pode ser esquecido.

domingo, dezembro 18, 2005

A passagem de testemunho


O FC PORTO é o único clube português (bi) campeão do mundo.
Hoje passou o título ao São Paulo do Brasil.
Havemos de recuperá-lo um dia.


Lu-chooo, Lu-chooo, Lu-chooo


FC PORTO 3 - Penafiel 1


O SLB lá conseguiu vencer com uma fraudezinha (destas já "pode haver"), mas o Porto mantém-se no topo e à distância de seis pontos, como era seu dever. Não fico satisfeita porque queria um festival de golos, já que jogava a melhor equipa da liga betadine contra a pior. Segunda reviravolta consecutiva, abrimos a sofrer um golo igual ao da jornada passada e fechámos com o mesmo resultado. A dupla Li-Lu dá frutos muito saborosos e o nosso meio campo tem classe que nunca mais acaba. Assunção, Lucho, Diego, Quaresma, Lisandro têm tudo para partir a louça no próximo ano, seja onde for. Acredito que temos em potência um dos melhores meio-campos da Europa - é preciso continuidade. De resto, o treinador voltou a não mexer no onze inicial, o que permite estabilizar a equipa, se bem que com aquelas laterais só damos mesmo para vencer a Gil Vicentes e Penafiéis! Precisamos de um defesa-direito, um defesa-central e de um goleador verdadeiramente digno do termo, sim, porque o Benni está definitivamente noutra onda e o Hugo Almeida também não é propriamente o avançado mais prolífico à face da terra. Veremos no que dão as belas manobras SÁDicas durante Janeiro.

Normalmente, não sou das que desata a aplaudir cada vez que o Quaresma faz um "malabarismo", mas tenho que dar a mão à palmatória: é neste momento um dos melhores jogadores do FCP e tem feito coisas espantosas. O passe para o terceiro golo (só um exemplo) é simplesmente delicioso.

Aconteça o que acontecer, sairemos de Guimarães na próxima jornada já como campeões de inverno - como no ano passado, de resto.

São insuportáveis os senhores da TVI (não, não vivo no Porto, portanto tenho que gramar os jogos na tv). Depois da reviravolta, passaram o tempo a dizer que o Porto estava a gerir o resultado, quando na verdade o Porto jogou ao ataque durante praticamente o jogo todo, mas sem ser necessário um desgaste desenfreado a partir do 3-1. Quem os ouvia podia pensar que estaríamos a jogar à defesa e a fazer passar o tempo. Palhaços.

p. s. - o Mário Soares mete nojo!

quinta-feira, dezembro 15, 2005

"Dá para rir"

É a primeira vez que me apetece citar o que se escreve no site oficial do nosso clube.
Sobre as recentes declarações do atrasado mental do LFV:

" (...) Desta vez fala-se de «fraude» e defende-se que «os jogos ganham-se dentro das quatro linhas». Dá para rir. Nem La Palisse teria dito melhor na defesa cínica do futebol. Já agora, a bola é obrigatoriamente redonda e têm de ser 11 jogadores para cada lado? «E a relva é verde!», acrescentará o falso moralista.
É interessante como a ausência de um atleta num jogo de campeonato pode originar tanta piada. É curioso detectar a gritaria ofendida de quem é tolhido pela falta de memória. Se agora inventa esta pérola de humor, que peça maquinaria se, por exemplo, recordasse a época passada e desse de caras com um exemplo refinadíssimo de absurdo?
(...) "

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Descubram as diferenças

Saudações! Há que tempos que não passava por aqui mas ultimamente a coisa não tem sido fácil!

Chamaram-me a atenção estas duas 1ªs páginas de jornais de hoje pela particularidade de encerrarem em si uma preocupação diferente no que a linguística diz respeito.




Qual é a diferença? Simples: um jornal reproduziu fielmente as palavras do líder espiritual da Onda Vermelha, o outro adaptou as declarações para português.

domingo, dezembro 11, 2005

Reviravolta


U. Leiria 1 - FC PORTO 3

Bom jogo e boa vitória do Porto fora de casa.

Vários aspectos positivos a realçar. O mister repetiu o onze! Aleluia. É a equipa que eu escolheria (na minha humildérrima qualidade de treinadora de bancada), à excepção dos laterais. Algo de muito mirabolante deve ter acontecido para o defesa-direito e o defesa-esquerdo escolhidos pelo treinador - e os únicos de raíz - nao jogarem. Ou vamos às compras ou nao sei!

Virámos o jogo. É um pormenor importantíssimo, numa fase em que julgávamos que a equipa estava de rastos emocionalmente. Quer-me parecer, agora, que a certa altura estes jogadores deixaram de acreditar na Champions' e não evitaram o descalabro, mas no campeonato a história é outra. Vamos em primeiro. Até ao fim vamos lá continuar! Força Porto!

A equipa deu provas de que está bem fisicamente, apenas quatro dias após a batalha campal de Bratislava. Agora só com campeonato e Taça pela frente, não há desculpas para que o melhor plantel da liga betadine não imponha a sua lei. A questão é esta: temos muitos desequilíbrios, este treinador só tem 5 meses de casa (e entretanto muitas asneiras, também importantes méritos), mas chegamos de sobra para limpar este campeonato.

Paulo Assunção, não és um Ministro, és um Primeiro-Ministro!

Nota - eu prometi e cumpro. Disse à minha amiga Susana, perante as suas queixas de que os meus blogues só serviam para bater nas galin.. ups, nos benfiquistas, que faria questão de dizer aos quatro ventos que também há lampiões porreiros. Susana, és sem dúvida uma dessas pessoas. Luv ia beibe!


quinta-feira, dezembro 08, 2005

Wake up and smell the coffee






Say what ?...






A participação do FC Porto na Liga dos Campeões deste ano foi absolutamente vergonhosa. Nem a vitória histórica sobre o Inter no estádio do Dragão disfarça a realidade. E se nós portistas estávamos razoavelmente confiantes à partida e achávamos que o grupo até era bem acessível (Artmedia e Rangers, isso são lá equipas! - e mantenho esta opinião), e nos dávamos ao luxo de gozar com as galinhas da segunda circular, é agora altura de endereçar os parabéns ao clube da povaça, porque venceram o Man Utd no jogo crucial (ainda que o FCP-Man Utd de 2004 tenha sido superior e o Porto jogado muito melhor) e seguem para os oitavos. Parabéns SLB.

Nós para onde vamos? Ganhar juízo, e nem na Taça UEFA. Que enorme desilusão. Últimos no grupo. Deixámos tudo para a última da hora (para quem é holandês de gema, o Sr. Co depressa apanhou uns tiques tugas) e nessa última hora, vimo-nos obrigados a (tentar) jogar num campo de lama com alguma relva à mistura. O que eu simplesmente não consigo entender é o que pretende Co. "Podemos ser campeões europeus", disse.
Quando? Como? Com quem?
Mudando o onze a cada santo jogo? - Co parece o imbecil do seleccionador nacional, entretendo-se com experiências até a realidade crua lhe cair no colo (e mesmo assim ainda não acordou).
Enviando mensagens estranhas e dúbias à equipa?
Desculpando aqui e culpabilizando ali?

Este Porto é incapaz de ganhar um jogo importante (a excepção foi mesmo o Inter).
Que pensa Co? Que ideias tem ele para este Porto?

Quero acreditar em ti, Adriaanse...

quarta-feira, dezembro 07, 2005

terça-feira, dezembro 06, 2005

Apontamentos

Primeiro era o Braga. Depois veio o Nacional da Madeira. Agora é o "meu" Vitória de Setúbal. Não páro de ouvir elogios aos campeonatos "sensacionais" que estas equipas andam a fazer. E o Porto, mesmo estando mal, mesmo com um treinador que ainda não acordou para a vida, mesmo com uma defesa para rir, está à frente delas todas. Pois é.

p. s. - ontem reparei no Jornal Sporting. Trazia na capa uma foto do FC Porto-SCP e o título "Alma de campeão!". Isto de um jogo em que o SCP jogou à defesa, teve 35 % de posse de bola e empatou. Será o Sporting efectivamente um clube "grande"?

p. s. II - hoje à noite é preciso um milagre. Ou melhor, dois milagres, um na Eslováquia, outro em Glasgow.
É nestas alturas que gostava de ser uma pessoa religiosa.

sexta-feira, dezembro 02, 2005

E não estávamos já todos a adivinhar?

FC PORTO 1 - Sporting 1
(Deivid ; Auto-golo da defesa do Sporting)
Constatações:
- os meus posts "Phonix I" e Phonix II" foram previsões dos descalabros caseiros face aos rivais mais directos (SLB há dois meses e hoje SCP). Este 1 x 1 não foi "a conta que Deus fez", mas sim "o empate que Co quis". Como é possível permanecer impávido e sereno durante quase todo o tempo, estando a perder em casa frente ao Sporting (é só ir à história e verificar que esses gatinhos muito pouco miam no nosso estádio, e a história também conta, sr Co), depois necessitando de procurar o segundo golo. Como é possível pensar que o empate serve? Como é possível substituir o McCarthy pelo Almeida a 10 minutos do fim? Já nem falo do delírio que o treinador tem por mudar o onze a cada semana, é que não me apetece ficar ainda mais indisposta.
- quatro dos jogos mais importantes jogados no Dragão este ano foram redondos fracassos: Artmedia, SLB, Rangers e agora SCP. Em três deles, (Artmedia, Rangers e SCP) o treinador teve um discurso incompreensivelmente relaxado. Se não ganharem não há crise, meninos! E já dizia a Margarida Rebelo Pinto - não há coincidências.
Dois desses jogos (Artmedia e Rangers) podem bem ter hipotecado as hipóteses de continuar na Champions' e até na UEFA; os outros dois são pontos de honra para os adeptos do Porto e jogos fundamentais para ganhar vantagem no confronto directo. Quatro impensáveis flops. É demais.
- o César Peixoto é um tonto e não sabe o que faz. Como se isso não bastasse, hoje só centrou para os pés dos defesas do SCP. Terá Cech sido raptado por aliens?
- coube ao Pepe o papel de asno da jornada. Mais uma passadeira estendida, por quem sois.
- Jorginho? Porquê Co? Porquê? Porquê?
- Benni de volta à equipa e de volta à nulidade dos últimos tempos.
- o Paulo Assunção e o Lucho são dois senhores. Quaresma também está lá.
- os meus parabéns à equipa do Sporting por vir ao Estádio do Dragão mostrar a sua raça: passar tempo e defender o golinho. É de grande, não haja dúvida. Apesar da inconcebível falta de expressão do nosso treinador, o FC Porto era a única equipa que devia ter saído com a vitória deste jogo.
- a roubalheira do costume nestes jogos contra o SCP.
Duas faltas para penalty (a placagem ao Quaresma logo no início do jogo e o "swing" esperto do Polga que deu braço na bola), mais uma falta ridícula (belo mergulho) sobre o Rogério que se não fosse dava em golo do Lisandro.
Esperemos melhores dias.........................................

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Phonix II ...


Co Adriaanse:

"Queremos ganhar, mas o empate também pode ser um bom resultado"


Permitam-me a ordinarice... mas que me**a é esta afinal?
O caso torna-se ainda mais grave porque já não é a primeira vez que o homem diz isto. Rai's parta...

O Xôr Jacob anda a precisar de uns valentes correctivos. Uns puxões de orelhas, umas aulas de portismo e um castigo: escrever 100 vezes na lousa qualquer coisa como "Nunca mais da minha boca sairá blasfémia".